Abcesso Subcutâneo Secundário a Colecistite Xantogranulomatosa
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.4785Resumo
Uma das complicações conhecidas da litíase vesicular consiste na perfuração da vesícula com consequente formação de abcessos colecisto-cutâneos ou trajectos fistulosos externos. Actualmente este tipo de complicação é pouco frequente na prática diária, tendo sido mais frequente. Os autores relatam o caso de uma senhora de 86 anos, acamada e dependente, referenciada à nossa instituição por apresentar uma tumefacção no quadrante superior direito, com sinais inflamatórios associados. A investigação imagiológica da referida tumefacção revelou tratar-se de um abcesso subcutâneo associado a perfuração da vesicula biliar, cuja análise histológica revelou colecistite xantogranulomatosa.Palavras-chave: Abcesso; Colecistite; Granuloma; Xantomatose; Tecido Subcutâneo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons