MAST e AUDIT. Avaliação de Características Psicométricas em Doentes com Dependência de Álcool

Autores

  • Anibal Fonte Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental. Unidade Local de Saúde do Alto Minho. Viana do Castelo. Portugal.
  • Rui Mota-Cardoso Unidade de Psicologia Médica. Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Porto. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.4801

Resumo

Introdução/Objectivo: Avaliar a correlação entre a pontuação no MAST e no AUDIT em doentes internados para desintoxicação
por dependência de álcool e analisar a possibilidade destas pontuações refletirem a intensidade da gravidade da dependência e dos problemas relacionados com o uso do álcool.
Material e Métodos: Estudo correlacional. Doentes internados pela primeira vez, para tratamento por dependência de álcool. Além de uma entrevista estruturada, do MAST e do AUDIT, foi utilizado o SADD para avaliação do grau de dependência do álcool e o APQ para os problemas relacionados com o consumo de álcool.
Resultados: A consistência interna (α de Cronbach) do MAST foi 0,77 e a do AUDIT foi 0,73. A correlação entre os dois instrumentos foi moderada (R = 0,497, p < 0,001). Ambos apresentam correlação moderada e significativa (p < 0,001) com o SADD e o APQ. O conjunto de itens do AUDIT dirigidos para a dependência têm maior correlação com o SADD do que com o APQ, sucedendo o inverso com o conjunto de itens pertencentes à dimensão problemas/consequências adversas. Os dois instrumentos apresentam correlação baixa com o volume de álcool consumido avaliado em g/d.
Conclusão: Tanto o MAST como o AUDIT apresentam uma pontuação total que reflete a gravidade da dependência e das perturbações induzidas pelo álcool. Em populações clínicas estes instrumentos podem ser utilizados como variável contínua, para registo quantitativo da magnitude dos problemas. O AUDIT, relativamente ao MAST, tem a vantagem de apresentar um número menor de itens, ser mais fácil de responder e de cotar. O AUDIT tem ainda a vantagem de apresentar conjuntos de itens pertencentes a três dimensões (quantidade/frequência, dependência, problemas/consequências adversas) que podem ser analisados separadamente permitindo uma caracterização mais especificação das situações em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Anibal Fonte, Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental. Unidade Local de Saúde do Alto Minho. Viana do Castelo. Portugal.

Rui Mota-Cardoso, Unidade de Psicologia Médica. Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Porto. Portugal.

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

1.
Fonte A, Mota-Cardoso R. MAST e AUDIT. Avaliação de Características Psicométricas em Doentes com Dependência de Álcool. Acta Med Port [Internet]. 30 de Agosto de 2013 [citado 23 de Novembro de 2024];26(4):335-40. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4801

Edição

Secção

Original