Loxoscelismo Cutâneo em Portugal: Causa Rara de Dermonecrose

Autores

  • Inês Coutinho Serviço de Dermatologia e Venereologia. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Sónia Rocha Serviço de Infecciologia. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Maria Eugénia Ferreira Serviço de Infecciologia. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Ricardo Vieira Serviço de Dermatologia e Venereologia. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Margarida Robalo Cordeiro Serviço de Dermatologia e Venereologia. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • José Pedro Reis Serviço de Dermatologia e Venereologia. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.4891

Resumo

O loxoscelismo cutâneo é um diagnóstico excecional em Portugal, apesar da presença reconhecida da espécie Loxosceles rufescens. Apresentamos uma doente de 33 anos que desenvolveu placa eritematosa quente, dolorosa, com progressão para necrose cutânea e ulceração tórpida na face interna da coxa direita, em relação com mordedura visualizada de aranha. Em virtude da ausência de cicatrização adequada após tratamento conservador, recorreu-se ao desbridamento cirúrgico da úlcera, tendo-se realizado plastia em O-Z para a sua reconstrução, com bom resultado funcional. O diagnóstico de loxoscelismo cutâneo é difícil e obriga idealmente à observação da mordedura, verificação de sinais clínicos compatíveis e captura da aranha para identificação por taxonomista. Este
caso clínico reúne critérios que relacionam uma mordedura de aranha com a necrose cutânea resultante, sendo este, no nosso
conhecimento, o primeiro caso relatado em Portugal.


Palavras-chave: Doenças da Pele; Mordeduras e Picadas; Venenos de Aranha; Portugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Inês Coutinho, Serviço de Dermatologia e Venereologia. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.

Sónia Rocha, Serviço de Infecciologia. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.

Maria Eugénia Ferreira, Serviço de Infecciologia. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.

Ricardo Vieira, Serviço de Dermatologia e Venereologia. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.

Margarida Robalo Cordeiro, Serviço de Dermatologia e Venereologia. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.

José Pedro Reis, Serviço de Dermatologia e Venereologia. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.

Downloads

Publicado

2014-09-25

Como Citar

1.
Coutinho I, Rocha S, Ferreira ME, Vieira R, Cordeiro MR, Reis JP. Loxoscelismo Cutâneo em Portugal: Causa Rara de Dermonecrose. Acta Med Port [Internet]. 25 de Setembro de 2014 [citado 30 de Junho de 2024];27(5):654-7. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4891

Edição

Secção

Caso Clínico