Compreender a Sintomatologia Depressiva após a Cirurgia Bariátrica: o Papel do Peso, da Alimentação e da Imagem Corporal

Autores

  • Paula Sousa Escola de Psicologia. Centro de Investigação em Psicologia. Universidade do Minho. Braga. Portugal.
  • Ana Pinto Bastos Escola de Psicologia. Centro de Investigação em Psicologia. Universidade do Minho. Braga. Portugal.
  • Carla Venâncio Unidade de Bariatria. Clínica Dr. António Sérgio. Instituto CUF Porto. Senhora da Hora. Portugal.
  • Ana Rita Vaz Escola de Psicologia. Centro de Investigação em Psicologia. Universidade do Minho. Braga. Portugal.
  • Isabel Brandão Departamento de Psicologia. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Hospital de São João. Porto. Portugal.
  • José Maia da Costa Departamento de Psicologia. Hospital de Braga. Braga. Portugal.
  • Paulo Machado Escola de Psicologia. Centro de Investigação em Psicologia. Universidade do Minho. Braga. Portugal.
  • Eva Conceição Escola de Psicologia. Centro de Investigação em Psicologia. Universidade do Minho. Braga. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.4907

Resumo

Introdução: A sintomatologia depressiva tem-se revelado prevalente após a cirurgia bariátrica. Este estudo teve como objetivo compreender o papel do peso, alimentação e imagem corporal na sintomatologia depressiva após realização da cirurgia bariátrica.
Material e Métodos: Segue um design transversal e possui uma amostra pós-cirúrgica de 52 indivíduos, com um tempo de follow-up entre os 22 e os 132 meses. A avaliação foi realizada através de duas entrevistas clínicas semiestruturadas, incluindo a perturbação de comportamento alimentar (Eating Disorder Examination), e de três instrumentos de autorrelato: Outcome Questionnaire 45 - comprometimento psicológico geral, Beck Depression Inventory - sintomatologia depressiva e Body Shape Questionnaire - imagem corporal.
Resultados: Os resultados mostram que a sintomatologia depressiva está associada à ingestão alimentar compulsiva, à preocupação com a imagem corporal e à percentagem do índice de massa corporal ganho. Segundo os resultados da análise de regressão linear múltipla que incluiu estas variáveis, a percentagem de índice de massa corporal ganho após cirurgia, a ingestão alimentar compulsiva e a preocupação com a imagem corporal são os factores que explicam 50% da variância da sintomatologia depressiva após a cirurgia, sendo a preocupação com a imagem corporal mais significativo, na medida em que uma maior insatisfação com a imagem corporal está associada a mais sintomas depressivos.
Discussão: Os resultados deste estudo mostraram que um subgrupo de doentes apresenta um aumento de peso significativo após a cirurgia bariátrica que está associado a episódios de ingestão alimentar compulsiva, a preocupações com a imagem corporal e a sintomatologia depressiva.
Conclusão: Estes resultados enfatizam a importância de considerar estas preocupações com a imagem corporal na avaliação psicológica da pessoa que fez cirurgia bariátrica de modo a otimizar o seu funcionamento psíquico e adesão ao tratamento.
Palavras-chave: Depressão; Cuidados Pré-Operatórios; Escalas de Graduação Psiquiátrica; Obesidade Mórbida; Imagem Corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Paula Sousa, Escola de Psicologia. Centro de Investigação em Psicologia. Universidade do Minho. Braga. Portugal.

Ana Pinto Bastos, Escola de Psicologia. Centro de Investigação em Psicologia. Universidade do Minho. Braga. Portugal.

Carla Venâncio, Unidade de Bariatria. Clínica Dr. António Sérgio. Instituto CUF Porto. Senhora da Hora. Portugal.

Ana Rita Vaz, Escola de Psicologia. Centro de Investigação em Psicologia. Universidade do Minho. Braga. Portugal.

Isabel Brandão, Departamento de Psicologia. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Hospital de São João. Porto. Portugal.

José Maia da Costa, Departamento de Psicologia. Hospital de Braga. Braga. Portugal.

Paulo Machado, Escola de Psicologia. Centro de Investigação em Psicologia. Universidade do Minho. Braga. Portugal.

Eva Conceição, Escola de Psicologia. Centro de Investigação em Psicologia. Universidade do Minho. Braga. Portugal.

Downloads

Publicado

2014-08-27

Como Citar

1.
Sousa P, Bastos AP, Venâncio C, Vaz AR, Brandão I, Costa JM da, Machado P, Conceição E. Compreender a Sintomatologia Depressiva após a Cirurgia Bariátrica: o Papel do Peso, da Alimentação e da Imagem Corporal. Acta Med Port [Internet]. 27 de Agosto de 2014 [citado 17 de Julho de 2024];27(4):450-7. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4907

Edição

Secção

Original