Qual é o Impacto da Redução da Ingestão de Sal na Pressão Arterial? Análise da Revisão Sistemática Cochrane “Effect of longer-term modest salt reduction on blood pressure. He FJ, Li J, Macgregor GA. Cochrane Database Syst Rev. 2013 Apr 30;4:CD004937.
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.4943Resumo
No presente artigo avaliamos e comentamos a Revisão Sistemática da Cochrane “Effect of longer-term modest salt reduction on blood pressure. Cochrane Database Syst Rev. 2013 Apr 30;4:CD004937”.Questão Clinica: Qual o impacto a longo prazo (≥ 4 semanas) da restrição moderada de ingestão de sal na pressão arterial.
Conclusões: Esta revisão sistemática concluiu que a restrição moderada de ingestão de sal (redução média -4,4 g por dia) diminui
de forma significativa a pressão arterial (PA) em indivíduos normotensos (-2,42 mmHg PA sistólica; -1,00 mmHg PA diastólica) ou com hipertensão arterial (-5,39 mmHg PA sistólica; -2,82 mmHg PA diastólica). Verificaram-se ligeiros aumentos da actividade da renina plasmática, aldosterona e norepinefrina. Contudo, não se identificaram alterações significativas do perfil lipídico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons