Estatística Q.B.
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.4946Resumo
A estatística é um instrumento de eleição na transformação de informação em conhecimento, pois a informação é sempre limitada, e o objectivo é inferir da amostra para a população que pretende representar. Mas a banalização do uso de software estatístico — que dá sempre respostas, quer as questões colocadas sejam ou não adequadas — e o abuso da estatística para conferir um lustro científico ao que muitas vezes é treta, tem contribuído para uma desconfiança justificada sobre a investigação científica. Decerto Lord Rutherford, se fosse vivo, já não recomendaria que não se usasse estatística. Mas recomendaria que apenas se use “estatística q.b.”, pois secom poucos dados eventualmente não se pode estabelecer nada, com demasiados dados pode concluir-se significância de tudo, seja ou não efectivamente relevante. A medicina baseada na evidência corre por isso o risco de, ao meta analisar cada vez mais dados, acabar por ‘provar’ resultados desprovidos de real sentido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons