O Impacto do Derby de Futebol Lisboeta no Perfil de Admissões a um Serviço de Urgência

Autores

  • André Almeida Unidade Funcional de Medicina 4. Centro Hospitalar de Lisboa Central. Lisboa. Portugal.
  • Mónica Eusébio Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Lisboa. Portugal.
  • Jaime Almeida Department of Neuroscience. Erasmus MC University Hospital. Rotterdam. The Netherlands.
  • Matteo Boattini Unidade Funcional de Medicina 4. Centro Hospitalar de Lisboa Central. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.4980

Resumo

Introdução: Está descrita a ocorrência de variações nas admissões ao serviço de urgência como resultado de eventos desportivos importantes. O estudo que apresentamos avaliou mudanças no volume e tipo de visitas a um serviço de urgência central de Lisboa durante e após o derby futebolístico da cidade.
Material e Métodos: Analisámos retrospectivamente o volume de admissões e a categoria de urgência atribuída pela Triagem de Manchester, de 2008 a 2011. Recolhemos dados relativos a períodos de 24 horas com início 45 minutos antes dos jogos, assim como dados relativos a períodos semelhantes nos dias da semana correspondentes dos anos anteriores, para controlo. Organizaram-se os dados por espaços temporais (durante e pós-jogo) e categoria de urgência, após o que se emparelharam.
Resultados: Analisaram-se 14 períodos (sete com jogo e sete sem jogo) e um total de 5861 admissões. Durante o jogo verificou-se uma redução de 20,6% (p = 0,06) no número total de admissões face aos dias controlo. Na sub-análise das categorias da Triagem de Manchester a redução foi estatisticamente significativa (26,5%; p = 0,05) apenas nas admissões menos urgentes (categorias verdeazul). Comparado com o controlo, o pós-jogo mostrou um aumento global do número de admissões (5,6%; p = 0,45), significativo somente quando consideradas as menos urgentes (18,9%; p = 0,05).
Discussão: Durante os jogos o número total de admissões ao serviço de urgência sofreu um decréscimo, ocorrendo nas horas subsequentes um aumento das mesmas. Estas variações só foram significativas nas categorias de triagem verde-azul.
Conclusão: Durante eventos desportivos importantes parece dar-se uma redução nas admissões ao serviço de urgência, sobretudo devido a uma diminuição das visitas associadas a situações menos graves.
Palavras-chave: Serviço de Urgência Hospitalar; Triagem; Desporto; Futebol; Portugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

André Almeida, Unidade Funcional de Medicina 4. Centro Hospitalar de Lisboa Central. Lisboa. Portugal.

Mónica Eusébio, Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Lisboa. Portugal.

Jaime Almeida, Department of Neuroscience. Erasmus MC University Hospital. Rotterdam. The Netherlands.

Matteo Boattini, Unidade Funcional de Medicina 4. Centro Hospitalar de Lisboa Central. Lisboa. Portugal.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

1.
Almeida A, Eusébio M, Almeida J, Boattini M. O Impacto do Derby de Futebol Lisboeta no Perfil de Admissões a um Serviço de Urgência. Acta Med Port [Internet]. 30 de Dezembro de 2014 [citado 21 de Novembro de 2024];27(6):700-3. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4980