Aneurisma da Veia Jugular Externa Trombosado: Causa Rara de Tumefação Cervical
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.5026Resumo
Os aneurismas venosos raramente são responsáveis por tumefações cervicais, e em relação às veias do pescoço, os aneurismas da veia jugular externa são extremamente raros, sendo poucos os casos descritos na literatura. Embora na maioria assintomáticos, podem causar dor, complicar com trombose ou mesmo rotura. Os exames de imagem têm papel no diagnóstico e no planeamento cirúrgico desta patologia. Enfatizando-se o contributo dos meios de imagem, os autores apresentam o caso de um aneurisma da veia jugular externa, inicialmente assintomático mas que posteriormente se complicou por trombose.
Palavras-chave: Veias Jugulares; Aneurisma; Trombose; Tomografia Computorizada; Ecografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons