Análise da Revisão Cochrane: Antibioticoterapia na Otite Média Aguda da Criança. Cochrane Database Syst Rev. 2013;1:CD000219.
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.5053Resumo
A otite média aguda é uma das infeções mais frequentes na criança e um dos principais motivos de prescrição antibiótica. Neste artigo, avaliamos e comentamos a revisão sistemática da Cochrane 'Antibiotics for acute otitis media in children', cujos objetivos eram avaliar a eficácia e a segurança da antibioticoterapia na otite média aguda da criança e identificar subgrupos que mais beneficiem deste tratamento. Esta revisão mostrou resolução espontânea de otite média aguda na maioria dos doentes (82%) e um efeito favorável mas modesto da antibioticoterapia, nomeadamente na resolução da otalgia (number needed to treat to benefit: 20) e na redução das perfurações timpânicas e da otite média aguda contralateral. Observou-se maior risco de efeitos adversos (vómitos, diarreia ou exantema) no grupo da antibioticoterapia (number needed to treat to harm: 14). Assim, parece justificar-se uma atitude de vigilância na maioria das crianças durante 48-72h, sem prescrição antibiótica inicial. Uma meta-análise complementar identificou maior benefício da antibioticoterapia em crianças com otorreia associada a otite média aguda e em crianças menores de 2 anos com otite média aguda bilateral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons