Etiopatogenia e Tratamento da Contractura Capsular Mamária

Autores

  • Luis Pereira Leite Departamento de Cirurgia. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Inês Correia Sá Serviço de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética. Departamento de Cirurgia - FMUP. Hospital de São João. Porto. Portugal.
  • Marisa Marques Serviço de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética. Departamento de Cirurgia - FMUP. Hospital de São João. Porto. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.5083

Resumo

Introdução: A contractura capsular é a complicação crónica mais frequente da mamoplastia de aumento com próteses mamárias e a principal causa de insatisfação da doente e do cirurgião plástico. A cápsula mamária consiste num tecido fibroso que circunda a prótese e que pode contrair, alterando a forma e a consistência da mama. No estádio mais avançado é acompanhada de deformidade acentuada, rigidez e dor, tendo indicação para tratamento cirúrgico.
Material e Métodos: Foram revistos todos os artigos indexados na PubMed através da pesquisa ‘capsular contracture’ (2000 - Janeiro 2012), dos quais foram inseridos os artigos de maior interesse em termos de etiologia, profilaxia e tratamento. Artigos referenciados em publicações relevantes foram também analisados.
Resultados: Tudo indica que a sua etiologia é multifactorial; a etiopatogenia da contractura capsular mamária continua a ser alvo de múltipla investigação pré-clínica. Vários são os estudos realizados de forma a prevenir a ocorrência de contractura capsular e, embora os resultados sejam promissores, pouco está definido em termos da sua aplicação na prática clínica. Relativamente ao tratamento a capsulectomia/capsulotomia continua a ser o gold-standard, no entanto o futuro poderá passar por técnicas não invasivas, pelo menos em estádios mais leves da doença.
Conclusão: Apesar das técnicas cirúrgicas e a qualidade das próteses mamárias terem vindo a melhorar drasticamente nos últimos anos, a contractura capsular mamária mantém-se uma complicação real, com incidência elevada e que continua a afectar milhares de mulheres no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Luis Pereira Leite, Departamento de Cirurgia. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.

Inês Correia Sá, Serviço de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética. Departamento de Cirurgia - FMUP. Hospital de São João. Porto. Portugal.

Marisa Marques, Serviço de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética. Departamento de Cirurgia - FMUP. Hospital de São João. Porto. Portugal.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

1.
Pereira Leite L, Correia Sá I, Marques M. Etiopatogenia e Tratamento da Contractura Capsular Mamária. Acta Med Port [Internet]. 20 de Dezembro de 2013 [citado 22 de Novembro de 2024];26(6):737-45. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/5083