Apresentação do Método Anátomo-Clínico de Faciometria Directa em Crianças com Objectivos Propedêuticos

Autores

  • Ivo A. Furtado Serviço de Estomatologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar de Lisboa Norte. Lisboa. Portugal. Instituto de Anatomia. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • Helena Roque Agostinho Consulta de Estomatologia Pediátrica. Serviço de Estomatologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar de Lisboa Norte. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.5085

Resumo

Introdução: Introduzimos o conceito de faciometria directa propedêutica, subjacente ao método de avaliação do crescimento da face infantil apresentado, com relevantes vantagens sobre outros métodos utilizados.
Material e Métodos: Observámos 102 crianças Caucasianas saudáveis, de ambos os sexos, até aos 14 anos (inclusive), que acederam à Consulta de Estomatologia Pediátrica do Centro Hospitalar de Lisboa-Norte, desde 1 de Maio de 2011 e durante um ano. Avaliámos o grau de crescimento facial e as suas características, baseados em medidas lineares e angulares obtidas a partir de pontos de referência situados na superfície da face. Realizámos registos sistemáticos de frente e perfil; tomámos medidas lineares com paquímetro digital e angulares com goniómetro digital. Usámos o método estatístico de aplicação de tabelas de correlação e do teste de ANOVA a dois factores.
Resultados: Apresentamos resultados e construímos curvas de crescimento.
Discussão: Verificámos haver um surto de crescimento ântero- posterior da face até aos 6 anos, que prossegue atenuado até aos nove anos. Dos 9 aos 12 anos verificou-se novo surto de crescimento, residual a partir desta idade. Não houve variações significativas nos valores médios etários angulares, nem diferenças de género no crescimento facial. O erro inter- observador foi de 0,62 mm para valores lineares e 2,65 graus para valores angulares.
Conclusões: Método fiável, sem imagem nem radiação, não invasivo, simples, económico e reprodutível. Recomendamos para utilização em Estomatologia Pediátrica e Pediatria, por constituir um recurso propedêutico que permite efectuar diagnóstico precoce de anomalias do crescimento facial da criança, susceptíveis de intercepção e correcção atempadas.
Palavras-chave: Antropometria; Anatomia; Criança; Análise facial; Tecidos moles; Exames e diagnóstico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ivo A. Furtado, Serviço de Estomatologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar de Lisboa Norte. Lisboa. Portugal. Instituto de Anatomia. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Helena Roque Agostinho, Consulta de Estomatologia Pediátrica. Serviço de Estomatologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar de Lisboa Norte. Lisboa. Portugal.

Médica Dentista. Doutoranda em Odontoestomatologia (Universidade de Barcelona). Estagiária na Unidade de Estomatologia Pediátrica do Serviço de Estomatologia do Centro Hospitalar de Lisboa-Norte.

Downloads

Publicado

2014-08-25

Como Citar

1.
Furtado IA, Agostinho HR. Apresentação do Método Anátomo-Clínico de Faciometria Directa em Crianças com Objectivos Propedêuticos. Acta Med Port [Internet]. 25 de Agosto de 2014 [citado 4 de Dezembro de 2024];27(4):458-66. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/5085

Edição

Secção

Original