A Escala de Sobrecarga de Zarit em Portugal: Validade e Recomendações na Demência e em Cuidados Paliativos
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.5107Resumo
O impacto da demência em cuidadores informais ou familiares tornou-se uma questão de saúde pública. A escala de sobrecarga “Zarit Burden Interview” constitui um instrumento bem reconhecido de avaliação do impacto emocional, físico e social sobre os cuidadores. Tem vindo a ser utilizada em todo o mundo em estudos epidemiológicos, ensaios clínicos (farmacológicos ou psico-sociais), bem como na investigação de serviços de saúde. O enquadramento inicial na demência estendeu-se a outros contextos clínicos, principalmente em Geriatria e em Cuidados Paliativos. Dadas esta diversidade de aplicações, os aspectos envolvendo a validade e fiabilidade das traduções nacionais são cruciais para assegurar que toda a evidência obtida seja de elevada qualidade. Para além disso, é necessário cuidado na utilização de cut-offs para definir níveis de sobrecarga sobre o cuidador ou de subescalas resultantes de análises factoriaisexploratórias em estudos locais de pequena escala. Tal como sucede com outras traduções de instrumentos de avaliação aplicados no âmbito dos cuidados de saúde, os investigadores e clínicos portugueses devem conhecer o modo de abordar os eventuais enviesamentos quer na utilização da “Zarit Burden Interview” quer na interpretação dos resultados obtidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons