A Ponta do Iceberg: Manifestações Cutâneas de Patologia Pediátrica com Envolvimento Neurológico

Autores

  • Ana Brasileiro Serviço de Dermatologia. Hospital S. António dos Capuchos. Centro Hospitalar de Lisboa Central. Lisboa. Portugal.
  • Paula Afonso Serviço de Pediatria. Hospital do Barreiro. Centro Hospitalar do Barreiro-Montijo. Barreiro. Portugal.
  • Filipa Diamantino Serviço de Dermatologia. Hospital S. António dos Capuchos. Centro Hospitalar de Lisboa Central. Lisboa. Portugal.
  • Maria João Paiva Lopes Serviço de Dermatologia. Hospital S. António dos Capuchos. Centro Hospitalar de Lisboa Central. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.5149

Resumo

Introdução: Algumas alterações cutâneas podem ser as primeiras manifestações clínicas de diversas entidades nosológicas com atingimento sistémico. O presente trabalho tem como objectivo rever a semiologia dermatológica relevante no contexto das doenças com envolvimento neurológico na infância.
Material e Métodos: Revisão dos artigos indexados à MedLine publicados nos últimos 12 anos e com relevância para o tema.
Resultados: Os principais grupos nosológicos relevantes para o tema compreendem as genodermatoses (com destaque para as síndromes neurocutâneas), as alterações da pigmentação, as doenças vasculares, as endócrinas, os défices enzimáticos congénitos e os disrafismos espinhais ocultos.
Discussão: O reconhecimento da semiologia cutânea específica é importante pois pode permitir um diagnóstico muito mais precoce.
Palavras-chave: Criança; Doenças da Pele; Doenças do Sistema Nervoso; Síndromes Neurocutâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-09-25

Como Citar

1.
Brasileiro A, Afonso P, Diamantino F, Paiva Lopes MJ. A Ponta do Iceberg: Manifestações Cutâneas de Patologia Pediátrica com Envolvimento Neurológico. Acta Med Port [Internet]. 25 de Setembro de 2014 [citado 23 de Dezembro de 2024];28(1):92-8. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/5149