Schistosomose e Apendicite Aguda
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.5150Resumo
A ocorrência de casos de apendicite aguda causada por Schistosoma haematobium e S. mansoni é uma situação clínica que tem vindo a ser observada em doentes submetidos a apendicectomia na urgência do Hospital Américo Boavida em Luanda. Atendendo à prevalência e morbilidade da schistosomose (ou bilharziose) no país, admitimos que esta infeção parasitária seja um fator causal muito frequente de apendicite, particularmente nas populações mais expostas à transmissão. Descrevemos dois casos de apendicite aguda associada à presença de ovos destas espécies de Schistosoma atingindo a mucosa do apêndice visíveis por histologia, em doentes naturais de zonas endémicas de Angola, com exposição precoce aos parasitas, o que justifica a cronicidade da infeção. Consideramos que a divulgação destes casos será particularmente relevante para as equipas de cirurgia geral e de anatomopatologia, atendendo à necessidade de execução sistemática de exames histológicos em todas as peças operatórias relacionadas.
Palavras-chave: Apendicite/ parasitologia; Schistosomose; Angola; África.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons