Schistosomose e Apendicite Aguda

Autores

  • Jacinta Figueiredo Serviço de Urologia. Hospital Américo Boavida. Luanda. Angola.
  • Ângela Santos Serviço de Cirurgia Geral. Hospital Américo Boavida. Luanda. Angola.
  • Horácio Clemente Serviço de Cirurgia Geral. Hospital Américo Boavida. Luanda. Angola.
  • Augusto Lourenço Serviço de Cirurgia Geral. Hospital Américo Boavida. Luanda. Angola.
  • Sandra Costa Serviço de Anatomia Patológica. Hospital Américo Boavida. Universidade Agostinho Neto. Luanda. Angola.
  • Maria Amélia Grácio Unidade de Parasitologia Médica. Grupo de Helmintologia e Malacologia Médicas. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • Silvana Belo Unidade de Parasitologia Médica. Grupo de Helmintologia e Malacologia Médicas. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.5150

Resumo

A ocorrência de casos de apendicite aguda causada por Schistosoma haematobium e S. mansoni é uma situação clínica que tem vindo a ser observada em doentes submetidos a apendicectomia na urgência do Hospital Américo Boavida em Luanda. Atendendo à prevalência e morbilidade da schistosomose (ou bilharziose) no país, admitimos que esta infeção parasitária seja um fator causal muito frequente de apendicite, particularmente nas populações mais expostas à transmissão. Descrevemos dois casos de apendicite aguda associada à presença de ovos destas espécies de Schistosoma atingindo a mucosa do apêndice visíveis por histologia, em doentes naturais de zonas endémicas de Angola, com exposição precoce aos parasitas, o que justifica a cronicidade da infeção. Consideramos que a divulgação destes casos será particularmente relevante para as equipas de cirurgia geral e de anatomopatologia, atendendo à necessidade de execução sistemática de exames histológicos em todas as peças operatórias relacionadas.
Palavras-chave: Apendicite/ parasitologia; Schistosomose; Angola; África.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Jacinta Figueiredo, Serviço de Urologia. Hospital Américo Boavida. Luanda. Angola.

Especialista em Urologia, Serviço de Urologia HAB, Mestre em Parasitologia Médica, Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Universidade Nova de Lisboa

Ângela Santos, Serviço de Cirurgia Geral. Hospital Américo Boavida. Luanda. Angola.

Horácio Clemente, Serviço de Cirurgia Geral. Hospital Américo Boavida. Luanda. Angola.

Augusto Lourenço, Serviço de Cirurgia Geral. Hospital Américo Boavida. Luanda. Angola.

Sandra Costa, Serviço de Anatomia Patológica. Hospital Américo Boavida. Universidade Agostinho Neto. Luanda. Angola.

Maria Amélia Grácio, Unidade de Parasitologia Médica. Grupo de Helmintologia e Malacologia Médicas. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Silvana Belo, Unidade de Parasitologia Médica. Grupo de Helmintologia e Malacologia Médicas. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

1.
Figueiredo J, Santos Ângela, Clemente H, Lourenço A, Costa S, Grácio MA, Belo S. Schistosomose e Apendicite Aguda. Acta Med Port [Internet]. 30 de Junho de 2014 [citado 30 de Junho de 2024];27(3):396-9. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/5150

Edição

Secção

Caso Clínico