Angiogénese como um Alvo Terapêutico para a Endometriose
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.5244Resumo
Introdução: A angiogénese é um factor determinante no estabelecimento e desenvolvimento das lesões de endometriose.Material e Métodos: Foram revistos os artigos indexados na PubMed e incluídos os estudos mais relevantes, publicados até Janeiro de 2014, sobre a angiogénese nas lesões de endometriose e/ou estratégias anti-angiogénicas para o tratamento desta doença ginecológica.
Resultados: O presente artigo fornece um resumo conciso dos mecanismos moleculares conhecidos que promovem a vascularização das lesões de endometriose, podendo servir como alvos terapêuticos potenciais. Apresenta-se também uma revisão sistemática dos agentes anti-angiogénicos, inclusivos e exclusivos, que já foram avaliados em culturas de células, modelos animais e/ou doentes com endometriose.
Discussão e Conclusão: A integração das estratégias anti- angiogénicas na terapêutica multimodal de endometriose será condicionada pelos resultados de avaliações futuras da verdadeira eficácia desses tratamentos, do risco de desenvolvimento de resistência aos medicamentos e da incidência de efeitos colaterais inaceitáveis.
Palavras-chave: Inibidores da Angiogénese/uso terapêutico; Endometriose/terapêutica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons