Angiogénese como um Alvo Terapêutico para a Endometriose

Autores

  • Dusan Djokovic Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Medicina da Reprodução. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar de Lisboa Norte. Lisboa. Portugal. Instituto de Medicina Molecular. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • Carlos Calhaz-Jorge Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Medicina da Reprodução. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar de Lisboa Norte. Lisboa. Portugal. Clínica Universitária de Obstetrícia e Ginecologia. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.5244

Resumo

Introdução: A angiogénese é um factor determinante no estabelecimento e desenvolvimento das lesões de endometriose.
Material e Métodos: Foram revistos os artigos indexados na PubMed e incluídos os estudos mais relevantes, publicados até Janeiro de 2014, sobre a angiogénese nas lesões de endometriose e/ou estratégias anti-angiogénicas para o tratamento desta doença ginecológica.
Resultados: O presente artigo fornece um resumo conciso dos mecanismos moleculares conhecidos que promovem a vascularização das lesões de endometriose, podendo servir como alvos terapêuticos potenciais. Apresenta-se também uma revisão sistemática dos agentes anti-angiogénicos, inclusivos e exclusivos, que já foram avaliados em culturas de células, modelos animais e/ou doentes com endometriose.
Discussão e Conclusão: A integração das estratégias anti- angiogénicas na terapêutica multimodal de endometriose será condicionada pelos resultados de avaliações futuras da verdadeira eficácia desses tratamentos, do risco de desenvolvimento de resistência aos medicamentos e da incidência de efeitos colaterais inaceitáveis.
Palavras-chave: Inibidores da Angiogénese/uso terapêutico; Endometriose/terapêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Dusan Djokovic, Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Medicina da Reprodução. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar de Lisboa Norte. Lisboa. Portugal. Instituto de Medicina Molecular. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Carlos Calhaz-Jorge, Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Medicina da Reprodução. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar de Lisboa Norte. Lisboa. Portugal. Clínica Universitária de Obstetrícia e Ginecologia. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Downloads

Publicado

2014-08-25

Como Citar

1.
Djokovic D, Calhaz-Jorge C. Angiogénese como um Alvo Terapêutico para a Endometriose. Acta Med Port [Internet]. 25 de Agosto de 2014 [citado 5 de Janeiro de 2025];27(4):489-97. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/5244

Edição

Secção

Revisão