Dois Casos na Mesma Família com a Elevação Incomum de Níveis de CA19-9
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.5250Resumo
Introdução: O antigénio carbohidrato (CA19-9) presente no soro é um marcador amplamente utilizado na prática clínica e apresenta pequenos aumentos em algumas doenças benignas. Aqui relatamos dois casos saudáveis, uma mãe e a sua filha, com níveis CA19-9 um pouco elevados.Casos Clínicos: A mãe, com um nível CA19-9 elevado (89,90 U/mL; limite superior do intervalo normal (ULNR) < 37 U/mL) foi encaminhada ao nosso departamento para avaliação. Um aumento semelhante foi incidentalmente determinado na sua filha. O nível de CA19-9 da filha era 123,92 U/mL. Os restantes parametros laboratoriais avaliados, estudos imagiológicos e avaliações clínicas revelaram-se dentro dos limites da normalidade. Não foi encontrada, qualquer patologia que justifique elevado nível de CA19-9. A fim de evitar erros de laboratório ou possíveis interferências, as amostras foram analisadas em quatro plataformas de imunoensaios diferentes, em duplicado.
Conclusão: As pessoas saudáveis podem ter níveis da CA19-9 superiores aos limites de referência. Portanto, os médicos precisam estar cientes dessas situações raras, sem falhar o diagnóstico de doenças malignas.
Palavras-chave: Antigénio CA-19-9; Família; Marcadores Biológicos de Tumor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons