Estudo de Avaliação Económica de Rivaroxabano para Tratamento e Prevenção a Longo-Prazo de Tromboembolismo em Portugal

Autores

  • Isabel Fonseca Santos Bayer Portugal, S.A. Carnaxide. Portugal.
  • Sónia Pereira Bayer Portugal, S.A. Carnaxide. Portugal.
  • Euan McLeod IMS Health. London. United Kingdom.
  • Anne-Laure Guillermin IMS Health. London. United Kingdom.
  • Ismini Chatzitheofilou IMS Health. London. United Kingdom.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.5257

Resumo

Introdução: O tromboembolismo venoso representa uma carga substancial para os sistemas de saúde. O objectivo foi estimar os resultados clínicos e económicos a longo-prazo associados a rivaroxabano relativamente à prática clínica (enoxaparina/varfarina) no tratamento e prevenção secundária de tromboembolismo venoso em Portugal.
Material e Métodos: Foi desenvolvido um modelo de Markov baseado nos ensaios clínicos EINSTEIN e dados da literatura para complicações a longo-prazo. Foram avaliados custos e anos de vida ajustados pela qualidade de vida totais e incrementais e rácio custo-efectividade incremental. As indicações trombose venosa profunda e embolismo pulmonar foram analisados separadamente. Adoptou-se a perspectiva da sociedade portuguesa e um horizonte temporal de cinco anos. Aplicou-se uma taxa de actualização de cinco por cento para custos e consequências. Foram desenvolvidas análises de sensibilidade e diversas análises de cenário para avaliação da variação dos resultados em função de determinados pressupostos.
Resultados: Rivaroxabano está associado a menores custos na trombose venosa profunda e constitui uma alternativa associada a menores custos e a maior eficácia no tratamento de embolismo pulmonar, relativamente a enoxaparina/varfarina.
Discussão: O recurso a um painel de peritos para identificação de alguns recursos e a ausência de utilidades específicas para Portugal constituem as principais limitações.
Conclusão: Rivaroxabano constitui uma alternativa eficaz, estando associado a menores custos (para ambas as indicações) e a mais anos de vida ajustados pela qualidade de vida (para embolismo pulmonar) relativamente a enoxaparina/varfarina em Portugal.


Palavras-chave: Trombose Venosa; Embolismo Pulmonar; Rivaroxabano; Tromboembolismo Venoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Isabel Fonseca Santos, Bayer Portugal, S.A. Carnaxide. Portugal.

Sónia Pereira, Bayer Portugal, S.A. Carnaxide. Portugal.

Euan McLeod, IMS Health. London. United Kingdom.

Anne-Laure Guillermin, IMS Health. London. United Kingdom.

Ismini Chatzitheofilou, IMS Health. London. United Kingdom.

Downloads

Publicado

2014-10-30

Como Citar

1.
Santos IF, Pereira S, McLeod E, Guillermin A-L, Chatzitheofilou I. Estudo de Avaliação Económica de Rivaroxabano para Tratamento e Prevenção a Longo-Prazo de Tromboembolismo em Portugal. Acta Med Port [Internet]. 30 de Outubro de 2014 [citado 17 de Julho de 2024];27(5):615-24. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/5257