Dengue nos Países da Lusofonia: Que Ligações Epidemiológicas Poderemos Traçar?

Autores

  • José Silvano Serviço de Doenças Infeciosas. Departamento de Medicina. Centro Hospitalar do Porto. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Cândida Abreu Serviço de Doenças Infeciosas. Departamento de Medicina. Centro Hospitalar do Porto. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.5324

Resumo

Introdução: A ocorrência recente de um conjunto de surtos de dengue em países da lusofonia previamente livres de doença, despertou-nos curiosidade quanto aos fatores concorrentes para o fenómeno e a necessidade de aprofundar conhecimentos quanto à patologia. Revemos a situação relativa à dengue nos países da lusofonia, relacionando os diferentes surtos e procurando contribuir para um melhor conhecimento do fenómeno.
Material e Métodos: Revisão da literatura relativa ao tema e informação relevante obtida de comunicações orais.
Resultados: Os surtos ocorridos entre os anos de 2009 e 2013 em Cabo Verde, Madeira e Angola (para lá da doença endémica no Brasil) partilham o mesmo vetor Aedes aegypti, mas são devidos a serotipos víricos com diferentes proveniências, como constatado em estudos genotípicos. A forte sub-notificação da doença em África e as dificuldades no diagnóstico e terapêutica são obstáculos ao real conhecimento da situação.
Discussão: A hipótese de ligação entre alguns dos surtos não está completamente afastada. Pela elevada mobilidade de pessoas entre estas zonas e pelas alterações climáticas em curso, o território de Portugal expõe-se ao risco de introdução de dengue. A luta principal, a despeito de ferramentas emergentes ainda utópicas, é sem dúvida o controlo vetorial. Conclusão: Não foi possível provar qualquer ligação entre os diferentes surtos, mas é necessária preparação local dos profissionais de saúde, bem como o estabelecimento de estratégias de saúde pública e manutenção de redes de vigilância. Mais estudos epidemiológicos e entomológicos são necessários para caracterizar a verdadeira incidência de doença nos países lusófonos.
Palavras-chave: Dengue; Vírus da Dengue; Africa; Brasil; Portugal; Angola; Cabo Verde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

José Silvano, Serviço de Doenças Infeciosas. Departamento de Medicina. Centro Hospitalar do Porto. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.

Cândida Abreu, Serviço de Doenças Infeciosas. Departamento de Medicina. Centro Hospitalar do Porto. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.

Downloads

Publicado

2014-08-25

Como Citar

1.
Silvano J, Abreu C. Dengue nos Países da Lusofonia: Que Ligações Epidemiológicas Poderemos Traçar?. Acta Med Port [Internet]. 25 de Agosto de 2014 [citado 30 de Junho de 2024];27(4):503-10. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/5324

Edição

Secção

Revisão