A Medicina na Obra de Amadeo de Souza-Cardoso

Autores

  • Ana Rita Travassos Clínica Universitária de Dermatologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal.
  • L. Soares-de-Almeida Clínica Universitária de Dermatologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Dermatology Unit Research. Instituto de Medicina Molecular. Lisboa. Portugal.
  • Rui Tato Marinho Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Editor-Chefe. Acta Médica Portuguesa. Lisboa. Portugal. Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.5376

Resumo

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918), vulto do movimento do Modernismo em Portugal, estudou e iniciou a sua obra em Paris para onde partiu aos 19 anos de idade. Curiosamente, Amadeo consolidou fortes relações de amizade ao longo da sua vida com alguns médicos, seus contemporâneos. O primeiro foi Manuel Laranjeira, médico, poeta e ensaísta, que terá sido determinante na escolha do caminho dos estudos artísticos aos 17 anos de idade. Em 1909, contactou com o dermatologista Paul Alexander e posteriormente o Dr. Martins, que acompanhou o pintor nas Termas das Taipas, por uma dermatose que o impediu de pintar nos últimos tempos de vida. Descrita como um eczema que comprometia as mãos e a face, provavelmente uma dermite de contacto alérgica a tintas ou outros produtos que não chegou a ser esclarecida, com a morte precoce do artista aos 30 anos por ‘febre pneumónica’. As doenças profissionais comprometem a prática de muitas profissões e os artistas plásticos, nomeadamente os pintores, constituem um dos grupos de
risco. O contacto com diversos componentes de tintas, diluentes e produtos de limpeza está associado à sensibilização por contacto e os alergenos responsáveis por dermites de contacto alérgicas vão mudando, de acordo com os padrões de utilização e composição dos produtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ana Rita Travassos, Clínica Universitária de Dermatologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal.

L. Soares-de-Almeida, Clínica Universitária de Dermatologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Dermatology Unit Research. Instituto de Medicina Molecular. Lisboa. Portugal.

Rui Tato Marinho, Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Editor-Chefe. Acta Médica Portuguesa. Lisboa. Portugal. Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal.

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

1.
Travassos AR, Soares-de-Almeida L, Marinho RT. A Medicina na Obra de Amadeo de Souza-Cardoso. Acta Med Port [Internet]. 30 de Abril de 2014 [citado 17 de Julho de 2024];27(2):277-80. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/5376

Edição

Secção

A Saúde na Pintura