Um Caso Raro de Tumor Abdominopélvico: Paraganglioma
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.5403Resumo
Os paragangliomas são tumores raros com uma incidência descrita de 2-8 por milhão. São tumores de células cromafins do sistema neuroendócrino que provêm dos gânglios simpáticos ou parassimpáticos. Apresentamos um caso de uma jovem de 32 anos, nulípara referenciada à nossa Unidade de Infertilidade. No decurso da investigação, na ecografia abdomino-pélvica identificámos a presença de uma massa que se estendia da pélvis ao abdómen, desde ovário direito até junto dos vasos renais, cujo ponto de partida era extra-ovárico (foram identificados os dois ovários com características morfológicas normais). A ressonância magnética revelou umamassa anexial multiquística e muito vascularizada junto aos vasos ilíacos, tendo colocado em hipótese origem ovárica. Desta forma, procedemos a uma laparotomia exploradora e encontrámos uma massa encapsulada, muito vascularizada que se estendia desde o bordo inferior da artéria renal direita até ao ligamento largo direito. A massa foi totalmente removida e a histologia foi consistente com um Paraganglioma.
Palavras-chave: Neoplasias Abdominais; Neoplasias Pélvicas; Paraganglioma.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons