Análise da Revisão Cochrane: Inibidores da Trombina versus Antagonistas da Vitamina K na Prevenção do Acidente Vascular Cerebral em Doentes com Fibrilhação Auricular Não-Reumática. Cochrane Database Syst Rev. 2014,3:CD009893.

Autores

  • António Vaz Carneiro Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana. Lisboa. Portugal.
  • João Costa Unidade de Farmacologia Clínica. Instituto de Medicina Molecular. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.5413

Resumo

Uma das complicações mais importantes dos doentes com fibrilhação auricular não-reumática é o acidente vascular cerebral isquémico. A prevenção desta complicação é habitualmente feita através da anticoagulação oral. Até há alguns anos atrás a varfine era o agente mais utilizado, mas recentemente duas novas classes surgiram para a prevenção do acidente vascular cerebral nestes doentes: os inibidores directos da trombina (dabigratano e ximelagatrano) e os inibidores do factor Xa (rivaroxabano, apixabano e edoxabano). Na presente revisão sistemática compararam-se o dabigatrano, o AZD0837 e o ximelagatrano (apenas incluído nos resultados da revisão em análises post-hoc por ter sido retirado do mercado por questões de segurança) com a varfine, em termos de eficácia e segurança. Os resultados indicam que em termos de eficácia não há diferenças entre a varfine e os inibidores da trombina (com excepção do dabigatrano na dose de 150 mg BID). Em termos de segurança, os inibidores da trombina provocaram menos hemorragias, mas verificou-se um aumento da interrupção de tratamento por efeitos adversos. Não se verificaram diferenças na taxa de mortalidade global entre os dois grupos farmacológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

António Vaz Carneiro, Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana. Lisboa. Portugal.

Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência

Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana

 

João Costa, Unidade de Farmacologia Clínica. Instituto de Medicina Molecular. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana. Lisboa. Portugal.

Unidade de Farmacologia Clínica

Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência

Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

1.
Vaz Carneiro A, Costa J. Análise da Revisão Cochrane: Inibidores da Trombina versus Antagonistas da Vitamina K na Prevenção do Acidente Vascular Cerebral em Doentes com Fibrilhação Auricular Não-Reumática. Cochrane Database Syst Rev. 2014,3:CD009893. Acta Med Port [Internet]. 30 de Abril de 2014 [citado 22 de Novembro de 2024];27(2):157-9. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/5413

Edição

Secção

Cochrane Corner