O Contributo do Conhecimento Fundamental na Prevenção e Tratamento de Lesões: o Exemplo das Entorses do Tornozelo
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.546Resumo
Ao longo dos últimos anos, um conjunto de estudos de elevada qualidade demonstrou a eficácia de medidas como suportes externos (ligaduras funcionais e estabilizadores) e treinamento muscular na prevenção de lesões da tibiotársica. Estes resultados sugerem que a recorrência de entorses do tornozelo pode ser prevenida de um modo eficaz através do uso destas medidas, as quais apresentam uma relação custo-benefício favorável. Contudo, embora estas lesões sejam muito comuns e exista uma disponibilidade de medidas eficazes, verifica-se que a implementação de estratégias de prevenção na prática clínica tem sido algo desprezada. Além disso, nunca foi implementada uma relação entre as adaptações biomecânicas e neurofisiológicas enquanto medida preventiva, embora existam evidências que comprovam a sua eficácia na melhoria clínica e funcional e, em último caso, na prevenção da recorrência de entorses do tornozelo. A evidência atual sobre esta lesão e sua prevenção oferece amplas oportunidades para fomentar uma abordagem translacional através da qual o conhecimento fundamental providenciará orientações para especificar programas de prevenção eficazes e acessíveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons