O Contributo do Conhecimento Fundamental na Prevenção e Tratamento de Lesões: o Exemplo das Entorses do Tornozelo

Autores

  • Evert Verhagen Department of Public and Occupational Health. VU University Medical Center. Amsterdam. The Netherlands.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.546

Resumo

Ao longo dos últimos anos, um conjunto de estudos de elevada qualidade demonstrou a eficácia de medidas como suportes externos (ligaduras funcionais e estabilizadores) e treinamento muscular na prevenção de lesões da tibiotársica. Estes resultados sugerem que a recorrência de entorses do tornozelo pode ser prevenida de um modo eficaz através do uso destas medidas, as quais apresentam uma relação custo-benefício favorável. Contudo, embora estas lesões sejam muito comuns e exista uma disponibilidade de medidas eficazes, verifica-se que a implementação de estratégias de prevenção na prática clínica tem sido algo desprezada. Além disso, nunca foi implementada uma relação entre as adaptações biomecânicas e neurofisiológicas enquanto medida preventiva, embora existam evidências que comprovam a sua eficácia na melhoria clínica e funcional e, em último caso, na prevenção da recorrência de entorses do tornozelo. A evidência atual sobre esta lesão e sua prevenção oferece amplas oportunidades para fomentar uma abordagem translacional através da qual o conhecimento fundamental providenciará orientações para especificar programas de prevenção eficazes e acessíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-06-05

Como Citar

1.
Verhagen E. O Contributo do Conhecimento Fundamental na Prevenção e Tratamento de Lesões: o Exemplo das Entorses do Tornozelo. Acta Med Port [Internet]. 5 de Junho de 2013 [citado 30 de Junho de 2024];26(2):171-4. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/546

Edição

Secção

Revisão