Análise da Revisão Cochrane: Anticoagulação versus Placebo em Doentes com Insuficiência Cardíaca em Ritmo Sinusal. Cochrane Database Syst Rev. 2014;3:CD003336.

Autores

  • Daniel Caldeira Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Unidade de Farmacologia Clínica. Instituto de Medicina Molecular. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Serviço de Cardiologia. Hospital Garcia de Orta. Almada. Portugal.
  • António Vaz-Carneiro Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana. Lisboa. Portugal.
  • João Costa Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Unidade de Farmacologia Clínica. Instituto de Medicina Molecular. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.5550

Resumo

Os eventos trombóticos e embólicos contribuem para a morbilidade e mortalidade associada à Insuficiência Cardíaca Crónica (IC). Diferentemente da associação da fibrilhação auricular (FA) com IC, em que o benefício da anticoagulação está bem documentada, a utilização desta classe farmacoterapêutica naqueles que se apresentam em ritmo sinusal (sem história pregressa de FA) é discutível. Nesta revisão sistemática da Cochrane Collaboration, os autores avaliaram os benefícios e riscos associados à anticoagulação oral (versus placebo) nesta população. Apenas foram publicados 2 ensaios clínicos aleatorizados e controlados (um dos quais com desenho aberto) incluindo um total de 324 doentes. Os resultados da meta-análise baseados na melhor evidência disponível não suporta o uso sistemático de anticoagulantes orais em doentes com IC e ritmo sinusal na prevenção de morte (global ou cardiovascular) ou eventos cardiovasculares não- fatais. A anticoagulação aumentou significativamente o risco de hemorragia grave.
Palavras-chave: Anticoagulação; Insuficiência Cardíaca; Ritmo Sinusal; Revisão Sistemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Daniel Caldeira, Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Unidade de Farmacologia Clínica. Instituto de Medicina Molecular. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Serviço de Cardiologia. Hospital Garcia de Orta. Almada. Portugal.

Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Unidade de Farmacologia Clínica, IMM

Serviço de Cardiologia, Hospital Garcia da Orta

António Vaz-Carneiro, Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana. Lisboa. Portugal.

Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência

Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana

João Costa, Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Unidade de Farmacologia Clínica. Instituto de Medicina Molecular. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana. Lisboa. Portugal.

Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Unidade de Farmacologia Clínica

Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência

Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

1.
Caldeira D, Vaz-Carneiro A, Costa J. Análise da Revisão Cochrane: Anticoagulação versus Placebo em Doentes com Insuficiência Cardíaca em Ritmo Sinusal. Cochrane Database Syst Rev. 2014;3:CD003336. Acta Med Port [Internet]. 30 de Junho de 2014 [citado 22 de Novembro de 2024];27(3):284-6. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/5550

Edição

Secção

Cochrane Corner