Eficácia e Segurança da Termoablação Percutânea por Radiofrequência no Tratamento das Lesões Cancerígenas Pulmonares
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.5620Resumo
Introdução: Neste estudo foram caracterizados e avaliados todos os tumores malignos do pulmão no nosso hospital submetidos a termoablação percutânea por radiofrequência guiada por tomografia computadorizada, uma técnica relativamente recente com crescente evidência científica.Material e Métodos: Os registos clínicos referentes a todas as termoablações percutâneas por radiofrequência realizadas na nossa instituição foram retrospectivamente analisados. Realizou-se uma tomografia computadorizada antes e depois de cada procedimento para avaliar as características do tumor e, numa segunda fase, para avaliar os resultados e complicações. A recorrência e progressão da doença foram determinados através do seguimento imagiológico. A análise Kaplan-Meier foi usada para calcular a sobrevivência. A análise univariada identificou os fatores clínicos e patológicos que afetaram a sobrevivência.
Resultados: Um total de 28 lesões pulmonares malignas, 20 carcinomas primários e oito lesões metastáticas, de 28 doentes (78,6% do género masculino, com idade média de 62 ± 17 anos), foram submetidos a termoablação percutânea por radiofrequência entre janeiro de 2004 e julho de 2010. Obteve-se necrose total em 74,1% das lesões. Observaram-se complicações imediatas em metade dos procedimentos. Das principais complicações, ocorreu a morte em apenas um doente. A sobrevivência mediana global foi de 43,0 meses para uma média de dois anos de acompanhamento. A sobrevivência mediana sem progressão da doença foi de 31,6 meses. Os
fatores que mostraram correlação estatisticamente significativa com melhores resultados foram: tamanho da lesão menor que 35 mm, doença no estádio III da classificação TNM e realização de tratamentos prévios. A mortalidade por progressão da doença foi de 46,4%.
Discussão: Este procedimento provou ser eficaz no tratamento de lesões pulmonares cancerígenas, com uma baixa incidência de complicações graves.
Conclusões: A termoablação percutânea por radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo, que aparenta ser vantajoso no tratamento de lesões cancerígenas do pulmão.
Palavras-chave: Ablação por Cateter; Neoplasias do Pulmão; Tomografia Computorizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons