Análise da Revisão Cochrane: Administração Suplementar de Vitamina D para Prevenção de Cancro em Adultos. Cochrane Database Syst Rev. 2014, 6:CD007469.
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.5686Resumo
A vitamina D tem sido referida na literatura como sendo um agente potencialmente importante na prevenção de condições neoplásicas, incluindo cancro da mama, cólon, próstata e ovários. Contudo, a evidência científica actualmente disponível sobre o assunto é contraditória e inconclusiva. Na presente revisão sistemática Cochrane compararam-se indivíduos a fazer suplementação de vitamina D nas suas variadas formas (colecalciferol, ergocalciferol, alfacalcidol ou calcitriol), independentemente da dose, via ou duração de administração versus placebo, adultos sem qualquer intervenção ou adultos com uma doença em fase estável, não relacionada com o metabolismo da vitamina D. Os resultados indicam que actualmente não existe evidência consistente a favor de os suplementos de vitamina D aumentarem ou diminuírem o risco de aparecimento de cancro, especialmente em mulheres idosas residentes na comunidade. Embora susceptíveis de terem sofrido erros de análise do tipo I por presença de RCTs com amostras reduzidas e por taxas de desistência significativas durante os estudos, a administração de suplementos de colecalciferol esteve associada a uma diminuição de 12% (IC95%: 2 a 22%) do risco de mortalidade por cancro, tendo a administração de suplementos de vitamina D diminuído em 7% (IC95%: 2 a 12%) o risco de mortalidade global (por todas as causas). A administração combinada de suplementos de colecalciferol e cálcio aumentou a incidência de casos de nefrolitíase.
Palavras-chave: Adulto; Ensaios Clínicos Controlados Aleatórios como Assunto; Neoplasias/prevenção e controle; Revisão Sistemática; Vitamina D.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons