Tentativas de Controlo do Peso na População Adulta Portuguesa: Prevalência, Motivos e Comportamentos

Autores

  • Inês Santos Centro Interdisciplinar de Estudo da Performance Humana (CIPER). Faculdade de Motricidade Humana. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • Ana M. Andrade Centro Interdisciplinar de Estudo da Performance Humana (CIPER). Faculdade de Motricidade Humana. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • Pedro J. Teixeira Centro Interdisciplinar de Estudo da Performance Humana (CIPER). Faculdade de Motricidade Humana. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Estrada da Costa, Cruz Quebrada 1495-688 Cruz Quebrada Portugal

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.5727

Resumo

Introdução: Em Portugal não existem dados atuais sobre tentativas de controlo do peso nem sobre estratégias e motivos na base dessas tentativas na população. Este estudo teve como objectivos determinar a prevalência das tentativas de perda/manutenção do peso e identificar as estratégias comportamentais e os motivos associados, numa amostra representativa da população adulta portuguesa.
Material e Métodos: Estudo transversal constituído por 1098 indivíduos adultos. A informação sociodemográfica, os dados antropométricos e as estratégias e motivos associados à perda/manutenção do peso foram recolhidos por entrevista telefónica.
Resultados: Cerca de 44% dos adultos portugueses (53% de mulheres e 35% dos homens) estão ativamente a tentar controlar o peso. Salienta-se que 22% das mulheres com peso normal tentam perder peso e que 53% dos homens e 34% das mulheres com peso excessivo não o fazem. Entre os homens, 49% com nível educacional superior estão a tentar controlar o peso versus 32% com nível educacional básico. A estratégia mais frequentemente adoptada para gerir o peso é o consumo regular de hortícolas e os motivos mais referenciados são melhorar a saúde/prevenir doenças e melhorar o bem-estar.
Discussão e Conclusão: Mais de metade das mulheres e cerca de um terço dos homens em Portugal estão ativamente a tentar gerir o seu peso, utilizando estratégias comportamentais consistentes com as recomendações de saúde pública. Os motivos de saúde e bem-estar predominam sobre os restantes. Este estudo contribui para o conhecimento da gestão do peso em Portugal, alertando para o desenvolvimento de estratégias de prevenção da obesidade adequadas ao perfil da população.
Palavras-chave: Comportamento; Excesso de Peso; Obesidade; Perda de Peso; Portugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2015-02-27

Como Citar

1.
Santos I, Andrade AM, Teixeira PJ. Tentativas de Controlo do Peso na População Adulta Portuguesa: Prevalência, Motivos e Comportamentos. Acta Med Port [Internet]. 27 de Fevereiro de 2015 [citado 24 de Novembro de 2024];28(1):77-86. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/5727