O Tratamento da Dor Oncológica e a Utilização Idónea de Opióides

Autores

  • Paulo Reis-Pina Unidade Cuidados Paliativos. Casa Saúde da Idanha. Sintra. Portugal.
  • Peter G. Lawlor Bruyère Research Institute. Bruyère Continuing Care. Ottawa. Ontario. Canada. Division of Palliative Care. Department of Medicine, Epidemiology and Community Medicine. University of Ottawa. Ottawa. Ontario. Canada. The Ottawa Hospital Research Institute. Ottawa. Ontario. Canada. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisbon. Portugal.
  • António Barbosa Department of Psychiatry. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Central, EPE. Lisbon. Portugal. Bioethics and Palliative Care Centre. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisbon. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.5801

Palavras-chave:

Analgésicos Opióides, Cuidados Paliativos, Dor/tratamento, Medição da Dor, Neoplasias/complicações.

Resumo

O controlo da dor é fundamental no tratamento do cancro. Apesar da vasta utilização e do reconhecimento das normas de orientação clínica para o controlo da dor oncológica, o sofrimento evitável é ainda prevalente em doentes com cancro. Existe um hiato entre o conhecimento e a prática clínica no que concerne a uma adequada gestão da dor pelos doentes, cuidadores, profissionais e instituições de saúde. Os opióides representam o pilar do tratamento farmacológico da dor moderada a insuportável. A prescrição de analgésicos opióides - por um médico credenciado, para o controlo absoluto da dor, - é uma prática legítima. Neste artigo debruçamo-nos sobre
as hesitações dos médicos e os receios dos doentes perante a morfina e similares. Examinamos os preconceitos que promovem o fracasso do uso terapêutico dos opióides e, consequentemente condicionam o controlo inadequado da dor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Paulo Reis-Pina, Unidade Cuidados Paliativos. Casa Saúde da Idanha. Sintra. Portugal.

Ex-Médico da Unidade de Dor do IPOLFG, EPE

Ex-Médico da Equipa de Cuidados Paliativos do IPOLFG, EPE

Downloads

Publicado

2015-06-08

Como Citar

1.
Reis-Pina P, Lawlor PG, Barbosa A. O Tratamento da Dor Oncológica e a Utilização Idónea de Opióides. Acta Med Port [Internet]. 8 de Junho de 2015 [citado 30 de Junho de 2024];28(3):376-81. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/5801

Edição

Secção

Revisão