Pancreatite Auto-Imune: O Papel da Imagem no Diagnóstico
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.5902Palavras-chave:
Doenças Auto-Imunes, Pancreatite, Ressonância Magnética, Tomografia Computorizada.Resumo
A pancreatite auto-imune é uma patologia incomum e subdiagnosticada. O seu quadro clínico é inespecífico, condicionando dificuldades diagnósticas. Os exames de imagem têm papel crucial no diagnóstico desta doença, assim como no controle da eficácia terapêutica. Com o objetivo de salientar a importância diagnóstica da imagiologia nesta patologia, os autores apresentam o caso de uma paciente com queixas abdominais inespecíficas não recentes, diagnosticado como pancreatite auto-imune após avaliação analítica e imagiológica. Com base neste diagnóstico foi instituída terapêutica com metilprednisolona oral, a qual foi bem-sucedida, com progressiva resolução clínica, laboratorial e imagiológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons