Um Caso Raro de Dentes Neonatais

Autores

  • Andreia A. Martins Serviço de Neonatologia. Hospital Pedro Hispano. Unidade Local de Saúde de Matosinhos. Matosinhos. Portugal.
  • Cláudia Ferraz Serviço de Neonatologia. Hospital Pedro Hispano. Unidade Local de Saúde de Matosinhos. Matosinhos. Portugal.
  • Rute Vaz Serviço de Neonatologia. Hospital Pedro Hispano. Unidade Local de Saúde de Matosinhos. Matosinhos. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.5941

Palavras-chave:

Dentes Natais, Língua/lesões, Prematuro, Recém-Nascido, Úlceras Orais.

Resumo

Os dentes neonatais correspondem a um distúrbio raro da erupção dentária, surgindo na cavidade oral no primeiro mês de vida, habitualmente na região anterior da mandíbula, sendo a sua etiologia desconhecida. Podem motivar dificuldades na amamentação e ser alvo de aspiração ou deglutição. Descreve-se o caso de um recém-nascido prematuro que no segundo dia de vida apresentava edema, hiperemia gengival e uma pequena tumefação na região dos incisivos centrais inferiores. Dez dias depois, foram detetados, nesse local, dois pequenos dentes com hipermobilidade, pelo que se procedeu a exodontia. Com este caso clínico pretende-se salientar a raridade dos dentes neonatais, sobretudo em recém-nascidos prematuros, a sua possível associação a várias síndromes e a necessidade de uma abordagem multifatorial na decisão terapêutica (exodontia/tratamento conservador).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-10-27

Como Citar

1.
Martins AA, Ferraz C, Vaz R. Um Caso Raro de Dentes Neonatais. Acta Med Port [Internet]. 27 de Outubro de 2015 [citado 22 de Novembro de 2024];28(6):773-5. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/5941

Edição

Secção

Caso Clínico