Um Caso Raro de Dentes Neonatais
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.5941Palavras-chave:
Dentes Natais, Língua/lesões, Prematuro, Recém-Nascido, Úlceras Orais.Resumo
Os dentes neonatais correspondem a um distúrbio raro da erupção dentária, surgindo na cavidade oral no primeiro mês de vida, habitualmente na região anterior da mandíbula, sendo a sua etiologia desconhecida. Podem motivar dificuldades na amamentação e ser alvo de aspiração ou deglutição. Descreve-se o caso de um recém-nascido prematuro que no segundo dia de vida apresentava edema, hiperemia gengival e uma pequena tumefação na região dos incisivos centrais inferiores. Dez dias depois, foram detetados, nesse local, dois pequenos dentes com hipermobilidade, pelo que se procedeu a exodontia. Com este caso clínico pretende-se salientar a raridade dos dentes neonatais, sobretudo em recém-nascidos prematuros, a sua possível associação a várias síndromes e a necessidade de uma abordagem multifatorial na decisão terapêutica (exodontia/tratamento conservador).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons