Corpos Estranhos Têxteis Retidos: Experiência de 27 Anos
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.5976Palavras-chave:
Corpos Estranhos, Granuloma de Corpo Estranho.Resumo
Introdução e Objetivos: A retenção de materiais têxteis após a cirurgia é uma situação indesejada, tanto para o doente como para o cirurgião. Frequentemente são subnotificados por questões de natureza médico-legal. Apresentamos 14 casos de textilomas (compressoma) que foram tratados ou seguidos pessoalmente por dois cirurgiões gerais num período de 27 anos para descrever e definir as características clínicas e patológicas.
Material e Métodos: Foram avaliados retrospectivamente os dados relativos a uma serie de casos, nomeadamente: características dos doentes (sexo e idade), localização anatómica do corpo estranho, intervalo de tempo até ao diagnóstico, apresentação clínica, queixas, abordagem diagnóstica, motivo de cirurgia, tipo de tratamento cirúrgico e complicações.
Resultados: Foram identificados nove doentes do sexo feminino e cinco do sexo masculino, com uma média de idades de 43,07 ± 15,23 (mediano: 45) anos para o momento do diagnóstico. Em três doentes a cirurgia prévia foi cesariana, em quatro casos herniorrafia inguinal, um doente submetido a laparotomia exploradora por abdome agudo, um doente no qual foi realizado uma sigmoidectomia, uma doente submetida a apendicectomia e salpingooforectomia direita, uma doente na qual a cirurgia anterior tinha sido para corrigir uma hérnia incisional após laparotomia por neoplasia do ovário, um caso de tiroidectomia total, uma herniorrafia por hérnia epigástrica
e uma doente submetida cirurgia conservadora bilateral da mama com pesquisa de gânglio sentinela. A localização mais frequente dos compressomas foi intra-abdominal em sete casos, em quatro doentes a localização foi inguinal, um caso localizado na incisão da correcção da hérnia epigástrica, um doente com textiloma na loca de tiroidectomia, e no caso da doente submetida a cirurgia conservadora da mama em ambas regiões axilares se encontraram corpos estranhos/compressomas. O intervalo de tempo foi em média
14,48 (mediano: 5,5) meses.
Dıscussão: A identificação precoce de corpos estranhos pode assegurar um desfecho mais positivo.
Conclusão: Os compressomas são uma forma de iatrogenia evitável com consequências graves. O cumprimento rigoroso das normas no bloco operatório é essencial para manter a ponta do iceberg fechado na caixa de Pandora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons