Conjunto de Medidas Adotadas para Reduzir Infeções Sistémicas no Doente Hematológico em Neutropenia com Cateter Venoso Central de Longa Duração
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.6002Palavras-chave:
Cateterização Venosa Central, Infecções Relacionadas com Cateter, Neutropenia.Resumo
Introdução: O objetivo deste estudo foi reduzir através de um pacote de medidas as infeções sistémicas e as taxas de infeções com origem no cateter venoso central nos doentes hematológicos em neutropenia com cateter venoso central de longa duração.Material e Métodos: Estudo prospetivo não randomizado realizado na unidade onco-hematológica do Instituto Português de Oncologia do Porto no período compreendido entre 1 de agosto de 2010 até 31 de janeiro de 2012. Durante este período foi introduzido um pacote de medidas (grupo estudo) e comparados os resultados nos 6 meses anteriores à sua implementação (grupo de controlo). As medidas consistiram na utilização de conectores de pressão neutra em detrimento dos conectores de pressão positiva, na sua troca mais frequente e numa solução anti-séptica mais eficaz. Foram incluídos neste estudo 116 doentes hematológicos com cateter venoso central de longa duração inserido por um período superior a 72 h. Foram contabilizados 8 867 dias de cateter (6 756 dias de cateter venoso central no grupo estudo e 2 111 dias de cateter venoso central no grupo de controlo).
Resultados: Obteve-se uma redução significativa nas taxas de infeções sistémicas e infeções com origem no cateter venoso central. As taxas de infeções sistémicas: [32,69 (grupo de controlo) vs. 9,43 (grupo estudo)], com uma redução de incidência de 71% [risco relativo 0,2886, CI 95% (0,1793 – 0,4647), p < 0,001] e taxas de infeções com origem no cateter venoso central: [17,53 (grupo de controlo) vs. 4,73 (grupo estudo)], com redução de incidência de 71% [risco relativo 0,2936, CI 95% (0,1793 – 0,5615), p < 0,014]. Não foi encontrada diferença significativa (p > 0,05) na contagem de neutrófilos à data da colheita das amostras de hemoculturas entre ambos os grupos: 69% (< 500 neutrófilos/mm3) [71% (grupo estudo) vs. 68% (grupo de controlo)].
Conclusões: A introdução deste pacote de medidas baseado nas variáveis do paciente, produto e prática, suportado pela estrutura Healthcare and Technology Synergy, resultou numa redução significativa das taxas de infeções sistémicas e infeções com origem no cateter venoso central.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons