Infiltração Peri-Articular de Corticosteróides na Abordagem da Patologia Músculo- Esquelética em Medicina Geral e Familiar: Uma Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.6127Palavras-chave:
Corticosteróides, Cuidados de Saúde Primários, Infiltrações, Medicina Geral e Familiar.Resumo
Introdução: Internacionalmente constata-se o tratamento de patologia músculo-esquelética em cuidados de saúde primários através de técnicas de infiltração peri-articular de corticosteróides. Este artigo procede à análise da evidência existente, com o objectivo de contribuir para a discussão do desenvolvimento dessa prática, ainda diminuta, em Portugal.
Material e Métodos: Análise qualitativa de estudos controlados aleatorizados, custo-efectividade, transversais e coorte restrospectivo, recorrendo ao modelo PRISMA. Fontes de dados: PubMed, Cochrane Library, Essential Evidence Plus. Critérios de elegibilidade: infiltrações de corticosteróides no tratamento de patologia músculo-esquelética e indicação de contexto em cuidados de saúde primários.
Resultados: Foram incluídos nove estudos controlados aleatorizados, três estudos de custo-efectividade, três estudos transversais, três estudos descritivos e um estudo coorte retrospectivo. A maioria dos indicadores de sucesso da utilização de infiltrações de corticosteróides por médicos de medicina geral e familiar mostrou eficácia a curto prazo; a longo prazo não mostrou superioridade comparativamente
às intervenções alternativas. O balanço entre os encargos económicos e o aumento da qualidade de vida é favorável
à utilização desta técnica em cuidados de saúde primários. Todos os onze estudos que avaliaram a segurança registaram efeitos adversos ligeiros e nenhum grave.
Discussão: O desempenho das técnicas de infiltração peri-articular de corticosteróides permite figurá-las como opção terapêutica no tratamento de patologia músculo-esquelética nos cuidados de saúde primários Portugueses. Importa incentivar estudos, nomeadamente a nível nacional, que suportem tanto os indicadores de eficácia, como de segurança desta técnica.
Conclusão: A infiltração peri-articular de corticosteróides constitui uma opção relativamente eficaz, segura e com potencial de melhoria da prestação de cuidados de saúde primários Portugueses de uma forma economicamente sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons