Indicações Clínicas Actuais para Enteroscopia por Cápsula

Autores

  • Bruno Rosa Gastroenterology Department. Centro Hospitalar do Alto Ave. Guimarães. Portugal.
  • José Cotter Gastroenterology Department. Centro Hospitalar do Alto Ave. Guimarães. Portugal. Life and Health Sciences Research Institute. School of Health Sciences. Universidade do Minho. Braga. Portugal. Life and Health Sciences Research Institute/3B’s. PT Government Associate Laboratory. Braga/Guimarães. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.6128

Palavras-chave:

Doenças Intestinais, Endoscopia por Cápsula.

Resumo

Introdução: A enteroscopia por cápsula é o exame de primeira linha no diagnóstico de diversas patologias do intestino delgado. Este artigo tem por objectivo rever e analisar criticamente as indicações actuais para enteroscopia por cápsula na prática clínica.
Material e Métodos: Revisão bibliográfica suportada em artigos indexados na PubMed.
Resultados e Discussão: A enteroscopia por cápsula permite a avaliação não invasiva da mucosa do intestino delgado, com elevado rendimento diagnóstico. Em doentes com hemorragia digestiva de causa obscura, o rendimento da enteroscopia por cápsula aumenta quando realizada precocemente após o evento hemorrágico. O tratamento das angiectasias com enteroscopia assistida por balão permite diminuir a recidiva hemorrágica, enquanto o risco de recidiva em doentes com enteroscopia por cápsula “negativa“ é controverso. A entero-TC/entero-RM podem superiorizar-se à enteroscopia por cápsula no diagnóstico de alguns tumores. O ‘Smooth Protruding Index on Capsule Endoscopy’ (score SPICE) auxilia na diferenciação entre verdadeiros tumores submucosos e abaulamentos não patológicos. A enteroscopia por cápsula é valiosa em doentes com suspeita de doença de Crohn quando a ileocolonoscopia não é diagnóstica, permitindo também estadiar a extensão e actividade das lesões em doentes com diagnóstico prévio de doença de Crohn, com potenciais implicações prognósticas e terapêuticas. A enteroscopia por cápsula permite ainda o diagnóstico de complicações em doentes com doença celíaca refractária.
Conclusões: Actualmente, a importância da enteroscopia por cápsula é reconhecida no contexto da hemorragia digestiva de causa obscura e/ou suspeita de tumores do intestino delgado, bem como na suspeita de doença de Crohn ou em doentes com doença de Crohn conhecida para determinar a localização, extensão e actividade da doença, e ainda para a investigação de doentes com doença celíaca refractária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-09-11

Como Citar

1.
Rosa B, Cotter J. Indicações Clínicas Actuais para Enteroscopia por Cápsula. Acta Med Port [Internet]. 11 de Setembro de 2015 [citado 17 de Agosto de 2024];28(5):632-9. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/6128