Linfoma de Hodgkin e Autoimunidade: Existirá uma Relação?

Autores

  • Mónica Jerónimo Serviço de Oncologia Pediátrica. Hospital Pediátrico de Coimbra. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Sónia Silva Serviço de Oncologia Pediátrica. Hospital Pediátrico de Coimbra. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Manuela Benedito Serviço de Hematologia. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Manuel João Brito Serviço de Oncologia Pediátrica. Hospital Pediátrico de Coimbra. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.6207

Palavras-chave:

Criança, Doenças Autoimunes, Doença de Hodgkin.

Resumo

Introdução: A relação entre linfomas e doenças autoimunes é descrita na literatura como bidirecional, existindo poucos dados em idade pediátrica. Este trabalho tem como objetivo avaliar a prevalência de doenças autoimunes em crianças e adolescentes com linfoma de Hodgkin seguidos num Serviço de Oncologia Pediátrica.
Material e Métodos: Ao rever a casuística do Serviço de linfomas de Hodgkin nos últimos 16 anos (dados colhidos prospetivamente), constatou-se uma incidência aparentemente elevada de doenças autoimunes nas raparigas pelo que se realizou um estudo retrospetivo, com atualização do seguimento fora de tratamento, relativamente à existência de doenças autoimunes. Avaliaram-se: idade, sexo, tipo de doença autoimune, relação temporal com o linfoma, estádio e grupo histológico do linfoma e terapêutica efetuada.
Resultados: Incluíram-se 52 casos de linfoma de Hodgkin, dos quais sete (13,5%), todos do sexo feminino, tiveram uma doença autoimune diagnosticada previamente, em simultâneo ou posteriormente ao linfoma. As doenças autoimunes encontradas foram: artrite idiopática juvenil, doença inflamatória intestinal, doença de Behçet, hepatite autoimune, lúpus eritematoso sistémico, tiroidite de Hashimoto e púrpura trombocitopénica idiopática. Em quatro doentes o diagnóstico foi posterior ao linfoma, em dois, prévio, e num simultâneo. Todos os casos, exceto o diagnóstico simultâneo, estão fora de tratamento e sem recidiva da doença oncológica. Não se verificaram óbitos.
Discussão: Verificou-se uma importante prevalência de doenças autoimunes nas raparigas com linfoma de Hodgkin. Apresentamos os dados e discutimos possíveis causas desta relação com base numa revisão bibliográfica.
Conclusões: Esta associação deve ser evocada, sendo necessário mais estudos, sobretudo em idade pediátrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-09-11

Como Citar

1.
Jerónimo M, Silva S, Benedito M, Brito MJ. Linfoma de Hodgkin e Autoimunidade: Existirá uma Relação?. Acta Med Port [Internet]. 11 de Setembro de 2015 [citado 17 de Julho de 2024];28(6):749-53. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/6207