Valores de Referência da Tomografia de Coerência Óptica na Idade Pediátrica

Autores

  • Tatiana Queirós Serviço de Oftalmologia. Hospital de Braga. Braga. Portugal.
  • Cristina Freitas Serviço de Oftalmologia. Hospital de Braga. Braga. Portugal.
  • Sandra Guimarães Serviço de Oftalmologia. Hospital de Braga. Braga. Portugal. https://orcid.org/0000-0001-8143-641X

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.6248

Palavras-chave:

Criança, Fibras Nervosas, Macula Lutea, Retina, Tomografia de Coerência Óptica.

Resumo

Introdução: A tomografia de coerência óptica é um exame que permite obter imagens de alta resolução dos tecidos in vivo, possibilitando a medição das estruturas oculares, nomeadamente a camada de fibras nervosas da retina e a espessura macular. Como método não invasivo torna-se particularmente útil em crianças, contudo a sua aplicabilidade está limitada pela existência de valores normativos apenas para adultos.
Objetivo: Estabelecer na idade pediátrica valores normativos para a espessura da camada de fibras nervosas da retina e espessura macular, averiguando a sua influência com o género, idade, refração, lateralidade e dominância ocular.
Material e Métodos: Foram submetidas a exame oftalmológico e a Cirrus HD-tomografia de coerência óptica (Carl Zeiss Meditec) 153 crianças dos quatro aos 17 anos.
Resultados: Obtiveram-se valores da espessura média global da camada de fibras nervosas da retina de 97,90 μm. Não se detectaram diferenças entre géneros e com a idade, mas sim consoante a lateralidade e dominância ocular. Verificou-se um aumento da espessura com refrações positivas. Com o protocolo Macular Cube 512 x 128 verificou-se que o campo central apresentou a menor espessura (250,35 μm), apresentando os rapazes maior espessura macular.
Discussão: Os valores da espessura da camada de fibras nervosas da retina e da espessura macular obtidos são comparáveis a estudos recentes. A distribuição da espessura por quadrantes respeita a distribuição normal da camada de fibras nervosas da retina. A espessura macular revelou-se superior no género masculino (campo central e anel interno), dados estes também concordantes com estudos prévios.
Conclusão: Estabelecemos as normativas da espessura da camada de fibras nervosas da retina e espessura macular em crianças portuguesas saudáveis, dados estes que reestruturam a avaliação e interpretação dos parâmetros obtidos pela tomografia de coerência óptica no diagnóstico de patologias pediátricas na prática clínica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2015-04-30

Como Citar

1.
Queirós T, Freitas C, Guimarães S. Valores de Referência da Tomografia de Coerência Óptica na Idade Pediátrica. Acta Med Port [Internet]. 30 de Abril de 2015 [citado 21 de Dezembro de 2024];28(2):148-57. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/6248

Edição

Secção

Original AMP Student