Análise da Revisão Cochrane: Trombólise na Trombose Venosa Profunda Aguda. Cochrane Database Syst Rev. 2014,1: CD002783.

Autores

  • Liliana Sousa Nanji Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana. Lisboa. Portugal.
  • André Torres Cardoso Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana. Lisboa. Portugal.
  • João Costa Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana. Lisboa. Portugal. Unidade de Farmacologia Clínica. Instituto de Medicina Molecular. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • António Vaz-Carneiro Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.6286

Resumo

O tratamento padrão para a trombose venosa profunda aguda tem como objetivo a redução imediata de complicações, contudo a trombólise pode diminuir as complicações de síndrome pós-trombótica no membro afetado a longo prazo. Esta revisão sistemática procurou avaliar os efeitos da terapêutica com trombólise e anticoagulação versus anticoagulação em doentes com TVP do membro inferior, através dos efeitos no tromboembolismo pulmonar, na TVP recorrente, na hemorragia major, nas complicações pós-trombóticas e na permeabilidade e função venosa. O Cochrane Peripheral Vascular Diseases Group Trials Search Co-ordinator pesquisou na Specialised Register (última pesquisa em abril de 2013) e na CENTRAL (2013, Issue 4). Foram incluídos 17 ensaios clínicos aleatorizados e controlados e 1103 participantes. No grupo experimental a receber trombólise, a lise completa do trombo ocorreu mais frequentemente e a melhoria da permeabilidade venosa foi mais marcada. A incidência da síndrome pós-trombótica foi reduzida em
1/3 e as úlceras foram menos frequentes. As complicações hemorrágicas foram mais frequentes e ocorreram 3 acidentes vasculares cerebrais em estudos antigos, contudo não houve efeito significativo na mortalidade. Os dados relativos à ocorrência de tromboembolismo pulmonar e trombose venosa profunda recorrente foram inconclusivos. A trombólise traz vantagens, contudo é necessária a aplicação de critérios rigorosos para reduzir as complicações hemorrágicas. A trombólise direcionada por cateter é o método preferido atualmente, em oposição à trombólise sistémica mais utilizada no passado, e outros estudos referentes às duas vias de administração mostram que os resultados são semelhantes.
Palavras-chave: Terapia Trombolítica; Trombose Venosa; Revisão Sistemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-02-27

Como Citar

1.
Sousa Nanji L, Torres Cardoso A, Costa J, Vaz-Carneiro A. Análise da Revisão Cochrane: Trombólise na Trombose Venosa Profunda Aguda. Cochrane Database Syst Rev. 2014,1: CD002783. Acta Med Port [Internet]. 27 de Fevereiro de 2015 [citado 30 de Junho de 2024];28(1):12-4. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/6286

Edição

Secção

Cochrane Corner