Crescimento e puberdade na diabetes mellitus tipo 1 – experiência de uma unidade de endocrinologia pediátrica
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.63Resumo
Introdução: a Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) é a doença crónica endócrino-metabólica mais frequente em idade pediátrica. Associa-se a complicações vasculares e neuropáticas, podendo afectar também o crescimento e desenvolvimento.
Objectivo: relacionar o controlo metabólico e duração da doença com o crescimento e puberdade em jovens com DM1 seguidos em consulta de Endocrinologia Pediátrica de um Hospital Central.
Material e métodos: estudo retrospectivo analítico. Amostra obtida a partir dos doentes com DM1 seguidos na Unidade de Endocrinologia Pediátrica do Hospital de Santa Maria (HSM) (Lisboa, Portugal) desde 1994 até Março de 2011. Critérios de inclusão: doentes diagnosticados antes do início da puberdade e com atingimento da estatura final durante o período de seguimento. Variáveis estudadas: sexo; idade, peso e estatura ao diagnóstico e final; estatura dos pais; velocidade de crescimento; ganho estatural pubertário; idade da menarca e controlo metabólico durante a puberdade.
Resultados: 39 doentes, 51% sexo feminino, 82% com diagnóstico há menos de 5 anos quando iniciou a puberdade. Cinquenta e quatro por cento apresentou, durante a puberdade, HbA1c média entre 8-10%, que se considerou razoável. Parece haver uma tendência para uma associação inversa entre a HbA1c e a velocidade de crescimento máxima e o ganho estatural pubertário, embora sem significado estatístico. Constatadas estaturas superiores à média da população da mesma idade/sexo aquando do diagnóstico (z-score: sexo masculino 0,9 e sexo feminino 0,5) e posterior perda de estatura durante a puberdade, ainda assim com estaturas finais dentro dos parâmetros da normalidade e adequadas à estatura alvo.
Discussão e conclusões: embora o mau controlo metabólico pareça influenciar negativamente a velocidade de crescimento máxima e o ganho estatural pubertário, este grupo de doentes não apresentou compromisso evidente da estatura final.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons