Avanços Cirúrgicos Recentes na Doença de Peyronie

Autores

  • Sandro Gaspar Serviço de Urologia. Hospital Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa.
  • José Santos Dias Serviço de Urologia. Hospital Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa.
  • Francisco Martins Serviço de Urologia. Hospital Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa.
  • Tomé Lopes Serviço de Urologia. Hospital Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.6317

Palavras-chave:

Induração Peniana, Pénis/cirurgia, Procedimentos Cirúrgicos Urológicos Masculinos, Prótese de Pénis.

Resumo

Introdução: A doença de Peyronie, uma doença fibrótica da túnica albuginea do pénis tem estado associada a encurtamento peniano e a algum grau de disfunção eréctil. Afeta a qualidade de vida do doente, levando a stress psicológico, mental e físico. A deformidade peniana perturba a vida sexual do doente, levando a episódios de depressão, disfunções sexuais e a ansiedade associada ao ato sexual. A etiologia da doença de Peyronie permanece por esclarecer.
Material e Métodos: A pesquisa na literatura foi efetuada nas bases de dados da Medline, Embase e Cochrane no mês de Janeiro de 2015 no sentido de identificar artigos relacionados com a doença de Peyronie, nomeadamente o tratamento cirúrgico, técnicas, resultados bem como tratamentos complementares. Publicações que não envolvessem humanos não foram consideradas. Identificámos artigos originais, artigos de revisão e editoriais acerca do assunto em questão. Todos os artigos publicados na língua inglesa foram selecionados para screening. Os critérios de elegibilidade para inclusão envolveram a relevância associada ao tema.
Resultados: Existe uma variedade de deformidades penianas associada com a doença de Peyronie que ainda não têm uma solução não cirúrgica que seja eficaz. Apresentamos uma atualização das técnicas cirúrgicas atuais bem como o algoritmo de tratamento associada a esta doença.
Discussão: Todos os tratamentos cirúrgicos têm como objetivo a correção da curvatura, a preservação da função eréctil e do comprimento peniano, bem como o de minimizar a morbilidade.
Conclusão: Até à data não existem estudos de medicina baseada na evidência que determinem o melhor tratamento cirúrgico para a doença de Peyronie. Após o diagnóstico, a reconstrução cirúrgica deve ter como objetivo um pénis funcional, com uma retificação da sua curvatura que permita o acto sexual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Sandro Gaspar, Serviço de Urologia. Hospital Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa.

Urology Resident

Department of Urology, Hospital Santa Maria, Centro Hospitalar Lisboa Norte

HospitalA241

Downloads

Publicado

2016-02-29

Como Citar

1.
Gaspar S, Dias JS, Martins F, Lopes T. Avanços Cirúrgicos Recentes na Doença de Peyronie. Acta Med Port [Internet]. 29 de Fevereiro de 2016 [citado 30 de Junho de 2024];29(2):131-8. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/6317

Edição

Secção

Revisão