Indicadores de Qualidade para Avaliar os Cuidados Clínicos Prestados a Doentes com Infeção por VIH/SIDA: Relevância e Utilidade Avaliadas por Profissionais de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.6360Palavras-chave:
Assistência ao Doente, Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde, Infecção por VIH, Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.Resumo
Introdução: Após a realização de uma revisão sistemática sobre indicadores de qualidade para avaliar os cuidados clínicos prestados a doentes com infecção VIH/ SIDA, procuramos avaliar a relevância e utilidade clínica prática desses indicadores, do ponto de vista dos médicos especialistas em doenças infecciosas, incluindo VIH/ SIDA.
Material e Métodos: Este é um estudo observacional, transversal, em que foram selecionados, por conveniência, os médicos que trabalham em um Departamento de Doenças Infecciosas de um hospital central, para responder a dois questionários, com um conjunto básico de indicadores, selecionando aqueles mais relevantes e úteis para a avaliação dos cuidados clínicos para avaliação do atendimento clínico prestado aos doentes com infeção por VIH/SIDA. A escala do tipo Likert foi utilizada para classificar os indicadores.
Resultados: Onze dos treze médicos preencheram os dois questionários. A partir da lista inicial de 53 indicadores de qualidade, 21 foram identificados como os mais relevantes e úteis para avaliar os cuidados clínicos prestados a doentes com infeção por VIH/SIDA. A consistência interna para a relevância clínica, em cada domínio de indicadores foi quanto à relevância clínica – sinais clínicos (p = 0,971), terapêutica (p = 0,900), prognóstico (p = 0,820) e diagnóstico (p = 0,733) e quanto à utilidade prática – diagnóstico (p = 0,934), sinais clínicos (p = 0,964), exames laboratoriais (p = 0,947), terapêutica (p = 0,583) e prognóstico (p = 0,368).
Discussão: No processo de avaliação da relevância clínica e utilidade prática dos indicadores de qualidade de cuidados prestados a doentes com infeção por VIH/SIDA, descobrimos que a maioria dos médicos concorda que os indicadores dos domínios de diagnóstico, sinais e sintomas clínicos são os mais importantes para avaliar a qualidade dos cuidados clínicos prestados a doentes com infeção por VIH/SIDA.
Conclusão: Este instrumento deve servir como uma ferramenta de diagnóstico, permitindo aos administradores hospitalares identificar se os cuidados aos doentes com infeção por VIH/SIDA estão as ser devidamente prestados ou precisam de melhorias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons