Indicadores de Qualidade para Avaliar os Cuidados Clínicos Prestados a Doentes com Infeção por VIH/SIDA: Relevância e Utilidade Avaliadas por Profissionais de Saúde

Autores

  • Emanuel Castro Cassoco Catumbela Department of Health Information and Decision Sciences. Faculty of Medicine. University of Porto. Porto. Department of Pathology. Faculty of Medicine. Universidade Agostinho Neto. Luanda. Angola. Center for Research in Health Technologies and Information Systems. University of Porto. Porto.
  • Cristina Santos Department of Health Information and Decision Sciences. Faculty of Medicine. University of Porto. Porto. Center for Research in Health Technologies and Information Systems. University of Porto. Porto.
  • Alberto Freitas Department of Health Information and Decision Sciences. Faculty of Medicine. University of Porto. Porto. Center for Research in Health Technologies and Information Systems. University of Porto. Porto.
  • Carlos Costa Secção de Saúde Pública e Organizações de Saúde. Escola Nacional de Saúde Pública. Universidade NOVA de Lisboa. Lisboa.
  • António Sarmento Department of Infectious Diseases. Faculty of Medicine. University of Porto. Porto.
  • Altamiro Costa Pereira Department of Health Information and Decision Sciences. Faculty of Medicine. University of Porto. Porto. Center for Research in Health Technologies and Information Systems. University of Porto. Porto.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.6360

Palavras-chave:

Assistência ao Doente, Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde, Infecção por VIH, Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Resumo

Introdução: Após a realização de uma revisão sistemática sobre indicadores de qualidade para avaliar os cuidados clínicos prestados a doentes com infecção VIH/ SIDA, procuramos avaliar a relevância e utilidade clínica prática desses indicadores, do ponto de vista dos médicos especialistas em doenças infecciosas, incluindo VIH/ SIDA.
Material e Métodos: Este é um estudo observacional, transversal, em que foram selecionados, por conveniência, os médicos que trabalham em um Departamento de Doenças Infecciosas de um hospital central, para responder a dois questionários, com um conjunto básico de indicadores, selecionando aqueles mais relevantes e úteis para a avaliação dos cuidados clínicos para avaliação do atendimento clínico prestado aos doentes com infeção por VIH/SIDA. A escala do tipo Likert foi utilizada para classificar os indicadores.
Resultados: Onze dos treze médicos preencheram os dois questionários. A partir da lista inicial de 53 indicadores de qualidade, 21 foram identificados como os mais relevantes e úteis para avaliar os cuidados clínicos prestados a doentes com infeção por VIH/SIDA. A consistência interna para a relevância clínica, em cada domínio de indicadores foi quanto à relevância clínica – sinais clínicos (p = 0,971), terapêutica (p = 0,900), prognóstico (p = 0,820) e diagnóstico (p = 0,733) e quanto à utilidade prática – diagnóstico (p = 0,934), sinais clínicos (p = 0,964), exames laboratoriais (p = 0,947), terapêutica (p = 0,583) e prognóstico (p = 0,368).
Discussão: No processo de avaliação da relevância clínica e utilidade prática dos indicadores de qualidade de cuidados prestados a doentes com infeção por VIH/SIDA, descobrimos que a maioria dos médicos concorda que os indicadores dos domínios de diagnóstico, sinais e sintomas clínicos são os mais importantes para avaliar a qualidade dos cuidados clínicos prestados a doentes com infeção por VIH/SIDA.
Conclusão: Este instrumento deve servir como uma ferramenta de diagnóstico, permitindo aos administradores hospitalares identificar se os cuidados aos doentes com infeção por VIH/SIDA estão as ser devidamente prestados ou precisam de melhorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

1.
Catumbela ECC, Santos C, Freitas A, Costa C, Sarmento A, Costa Pereira A. Indicadores de Qualidade para Avaliar os Cuidados Clínicos Prestados a Doentes com Infeção por VIH/SIDA: Relevância e Utilidade Avaliadas por Profissionais de Saúde. Acta Med Port [Internet]. 30 de Junho de 2016 [citado 22 de Novembro de 2024];29(6):389-400. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/6360

Edição

Secção

Original