Embolia Pulmonar em Portugal: Epidemiologia e Mortalidade Intra-Hospitalar

Autores

  • Miguel Gouveia Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Unidade de Farmacologia Clínica. Centro Hospitalar Lisboa Central. Lisboa. Portugal.
  • Luís Pinheiro Católica Lisbon School of Business and Economics. Lisboa. Portugal.
  • João Costa Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Serviço de Medicina II. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal. Serviço de Medicina II, Centro Hospitalar Lisboa Norte EPE, Portugal
  • Margarida Borges Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Unidade de Farmacologia Clínica. Instituto de Medicina Molecular. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.6367

Palavras-chave:

Avaliação do Impacto na Saúde, Embolia Pulmonar/epidemiologia, Embolia Pulmonar/mortalidade, Grupos de Diagnósticos Homogéneos, Incidência, Mortalidade Hospitalar, Portugal.

Resumo

Introdução: Em Portugal, a epidemiologia da embolia pulmonar aguda é mal conhecida. Neste estudo, pretendeu-se caracterizar a embolia pulmonar a partir dos dados do internamento hospitalar, assim como avaliar a sua mortalidade intra-hospitalar (definida como mortalidade do internamento hospitalar) e respetivos fatores de prognóstico.
Material e Métodos: Microdados dos Grupos de Diagnóstico Homogéneo dos hospitais do Sistema Nacional de Saúde (2003 a 2013) e dados sobre população do Instituto Nacional de Estatística para estabelecer a evolução dos internamentos, da mortalidade intrahospitalar e das taxas de incidência na população. Os microdados foram estudados numa regressão logit modelizando a mortalidade intra-hospitalar como função de características individuais e de variáveis de contexto.
Resultados: Entre 2003 e 2013 ocorreram 35 200 episódios de internamento (doentes ≥ 18 anos) em que pelo menos um dos diagnósticos foi embolia pulmonar (diagnóstico principal em 67% dos casos). A taxa de incidência estimada em 2013 foi 35/100 000 habitantes (≥ 18 anos). Entre 2003 e 2013, o número anual de episódios foi aumentando, mas a taxa de mortalidade intra-hospitalar foi diminuindo (de 31,8% para 17% em todos os episódios e de 25% para 11,2% nos episódio com embolia pulmonar como diagnóstico principal). Entre 2010 e 2013 a probabilidade de morte reduziu-se com a existência de registo de tomografia computorizada, em doentes do género feminino e aumentou com a idade e a presença de comorbilidades.
Discussão: Na última década ocorreu um aumento da incidência de embolia pulmonar provavelmente relacionado com um maior número de pessoas dependentes e acamadas. No entanto, verificou-se uma redução da mortalidade intra-hospitalar de tal dimensão que a própria taxa de mortalidade na população em geral se reduziu. Uma explicação possível é que tenha ocorrido um aumento dos episódios de embolia pulmonar com níveis de gravidade incrementalmente menores, pela maior capacidade de diagnóstico de casos menos graves. Outra explicação possível é uma maior efetividade dos cuidados de saúde hospitalares. De acordo com a análise de
regressão logística, as melhorias na efetividade dos cuidados hospitalares nos últimos anos são o principal responsável pela redução da mortalidade.
Conclusão: Cerca de 79% da redução da mortalidade intra-hospitalar da embolia pulmonar entre 2003 e 2013 pode-se atribuir à maior efetividade dos cuidados de saúde hospitalares e o restante à alteração favorável nas características dos doentes associadas ao risco de morte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-08-31

Como Citar

1.
Gouveia M, Pinheiro L, Costa J, Borges M. Embolia Pulmonar em Portugal: Epidemiologia e Mortalidade Intra-Hospitalar. Acta Med Port [Internet]. 31 de Agosto de 2016 [citado 18 de Julho de 2024];29(7-8):432-40. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/6367

Edição

Secção

Original