Diabetes Mellitus Tipo 2, Depressão e Alterações do Comportamento Alimentar em Doentes Submetidos a Cirurgia Bariátrica

Autores

  • Isabel Brandão Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Centro Hospitalar de São João. Porto.
  • Ana Marques Pinho Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto.
  • Filipa Arrojado Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Centro Hospitalar de São João. Porto.
  • Ana Pinto-Bastos Escola de Psicologia. Centro de Investigação em Psicologia. Universidade do Minho. Braga.
  • José Maia da Costa Serviço de Cirurgia. Hospital de Braga. Braga.
  • Rui Coelho Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Centro Hospitalar de São João. Porto.
  • Conceição Calhau Departamento de Bioquímica. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto.
  • Eva Conceição Escola de Psicologia. Centro de Investigação em Psicologia. Universidade do Minho. Braga.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.6399

Palavras-chave:

Cirurgia Bariátrica, Comportamento Alimentar, Depressão, Diabetes Mellitus Tipo 2, Obesidade Mórbida.

Resumo

Introdução: A obesidade associa-se a um elevado número de comorbilidades, entre as quais a diabetes mellitus tipo 2 e a patologia psiquiátrica. A cirurgia bariátrica tem demonstrado ser a melhor solução para a perda de peso e a melhoria das complicações nos casos de obesidade mórbida. O objetivo deste estudo é o de analisar a evolução da diabetes mellitus tipo 2 e de variáveis psicopatológicas antes e depois da cirurgia bariátrica e verificar o seu impacto na perda de peso.
Material e Métodos: É um estudo longitudinal, que avalia 75 indivíduos antes e depois de serem submetidos a cirurgia bariátrica (47 - banda gástrica; 19 – bypass Roux-en-Y gástrico; 9 - sleeve gástrico), com tempo de follow-up entre 18 e 46 meses. Os instrumentos de avaliação foram a entrevista clínica e os questionários Eating Disorder Examination questionnaire – EDE-Q e Beck Depression Inventory – BDI.
Resultados: Verificou-se melhoria relativamente à variável dicotómica diabetes mellitus tipo 2 após a cirurgia (χ2 (1) = 26,132, p < 0,001). Não ocorreu melhoria significativa em termos de patologia psiquiátrica quando a análise foi controlada para o tipo de cirurgia. Encontrámos uma associação significativa entre as variáveis em estudo no pós-cirúrgico e a perda de peso. Este modelo explica 27% da variação do peso após a cirurgia (R2 = 0,265) e é significativo F (3,33) = 2,981, p = 0,038.
Discussão: A diabetes mellitus tipo 2, patologia depressiva ou do comportamento alimentar mostraram estar relacionados com a perda de peso. Não ficou esclarecido em que sentido esta relação é estabelecida, nem a relação que estas variáveis metabólicas e psicológicas possam ter entre si ao longo do período pós cirurgia bariátrica.
Conclusão: A diabetes mellitus tipo 2 evoluiu favoravelmente após a cirurgia. Diabetes mellitus tipo 2, depressão e patologia alimentar no período pós-cirúrgico associaram-se a menor perda de peso. As variáveis estudadas no período pré cirúrgico não contribuíram de forma significativa para a perda de peso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-03-31

Como Citar

1.
Brandão I, Pinho AM, Arrojado F, Pinto-Bastos A, da Costa JM, Coelho R, Calhau C, Conceição E. Diabetes Mellitus Tipo 2, Depressão e Alterações do Comportamento Alimentar em Doentes Submetidos a Cirurgia Bariátrica. Acta Med Port [Internet]. 31 de Março de 2016 [citado 23 de Novembro de 2024];29(3):176-81. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/6399

Edição

Secção

Original