Tradução, Adaptação Cultural e Validação da Escala do Poder da Comida para Utilização por Populações de Adultos em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.6517Palavras-chave:
Comportamento Alimentar, Comportamento Apetitivo, Psicometria, Questionários.Resumo
Introdução: A Power of Food Scale é uma escala que avalia um constructo designado por fome hedónica, frequentemente definido como o apetite por alimentos de elevada palatibilidade, mais do que a sua ingestão propriamente dita. Este estudo teve como objetivo a caracterização das propriedades psicométricas de uma versão portuguesa da Power of Food Scale, nomeadamente da sua fiabilidade e validade de constructo.Material e Métodos: Os dados foram obtidos de 1266 participantes adultos, provenientes de três amostras distintas: duas amostras não clínicas e uma amostra clínica de indivíduos com obesidade severa, candidatos a cirurgia da obesidade.
Resultados: Verificamos que a estrutura factorial da versão portuguesa da Power of Food Scale é semelhante à do questionário original e que apresenta fiabilidade teste-reteste e validade de constructo adequadas. Adicionalmente, apresentamos neste estudo o primeiro contributo para a definição de normas populacionais para os scores da Power of Food Scale.
Discussão: A versão portuguesa da Power of Food Scale apresentou boas propriedades psicométricas: é um instrumento válido e fiável para a avaliação do constructo fome hedónica, suportando a sua utilização tanto em amostras clínicas como não clínicas, bem como em estudos longitudinais.
Conclusão: Estes resultados demostram que a versão portuguesa da Power of Food Scale é um instrumento útil, tanto em contexto clínico, como de investigação, nomeadamente para o estudo do constructo fome hedónica em populações de língua portuguesa, incluindo populações clínicas de indivíduos com obesidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons