Hipotiroidismo Associado a Anticorpos Anti-Receptor da Hormona TSH com Ação Bloqueadora Determinada In Vitro
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.6521Palavras-chave:
Doença de Graves, Hipotiroidismo, Receptores da Tireotropina, Tireoidite Autoimune.Resumo
Os anticorpos anti-receptor da hormona estimulante da tiróide causam habitualmente hipertiroidismo. No entanto, a sua atividade pode ser bloqueadora, condicionando o hipotiroidismo. Apresenta-se o caso de uma doente do sexo feminino, 11 anos, com diabetes mellitus tipo 1, doença celíaca e tiroidite linfocítica em eutiroidismo ao diagnóstico. Cerca de dois anos após a avaliação inicial, a hormona estimulante da tiróide apresentava-se suprimida com T4 livre normal. Nove meses depois, a evolução foi para hipotiroidismo notandose concomitantemente elevação dos anticorpos anti-receptor da hormona estimulante da tiróide, mantendo-se a doente sempre assintomática. Células chinese hamster ovary foram transfetadas com o receptor de hormona estimulante da tiróide, e após incubação com o soro da doente, verificou-se uma atividade bloqueadora ‘moderada’ dos anticorpos anti-receptor da hormona estimulante da tiróide, excluindo-se ação estimuladora concomitante. Neste caso, o reconhecimento da ação bloqueadora dos anticorpos anti-receptor da hormona estimulante da tiróide detetados no soro suporta a hipótese de uma etiologia multifatorial para o hipotiroidismo que, na ausência dos testes in vitro, tenderíamos a interpretar unicamente como sequela do processo destrutivo associado à tiroidite linfocítica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons