Análise da Revisão Cochrane: O Uso de Cigarros Electrónicos para Diminuição/ Cessação Tabágica. Cochrane Database Syst Rev. 2014,12: CD010216.

Autores

  • António Vaz-Carneiro Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana. Lisboa. Portugal.
  • João Costa Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana. Lisboa. Portugal. Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.6537

Palavras-chave:

Cessação Tabágica, Cigarros electrónicos, Revisão Sistemática.

Resumo

O tabagismo é um dos factores de risco mais importantes para várias patologias das áreas cardiovascular, oncológica e respiratória. Existem presentemente um conjunto de técnicas de cessação tabágica envolvendo intervenções psicológicas, farmacológicas e comportamentais, com efectividades variadas e custos diferentes. Os cigarros electrónicos são dispositivos que produzem um aerossol com nicotina mas sem os produtos tóxicos do fumo do tabaco, tendo-se tornado populares como medida potencial para cessação tabágica. A presente revisão procurou analisar a evidência publicada sobre esta abordagem no tratamento da dependência tabágica, tendo concluído pela existência de provas razoáveis da sua efectividade clínica. Apresentam-se e discutem-se os achados desta revisão sistemática, com contextualização prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-05-21

Como Citar

1.
Vaz-Carneiro A, Costa J. Análise da Revisão Cochrane: O Uso de Cigarros Electrónicos para Diminuição/ Cessação Tabágica. Cochrane Database Syst Rev. 2014,12: CD010216. Acta Med Port [Internet]. 21 de Maio de 2015 [citado 17 de Julho de 2024];28(2):145-7. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/6537

Edição

Secção

Cochrane Corner