Análise da Revisão Cochrane: O Uso de Cigarros Electrónicos para Diminuição/ Cessação Tabágica. Cochrane Database Syst Rev. 2014,12: CD010216.
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.6537Palavras-chave:
Cessação Tabágica, Cigarros electrónicos, Revisão Sistemática.Resumo
O tabagismo é um dos factores de risco mais importantes para várias patologias das áreas cardiovascular, oncológica e respiratória. Existem presentemente um conjunto de técnicas de cessação tabágica envolvendo intervenções psicológicas, farmacológicas e comportamentais, com efectividades variadas e custos diferentes. Os cigarros electrónicos são dispositivos que produzem um aerossol com nicotina mas sem os produtos tóxicos do fumo do tabaco, tendo-se tornado populares como medida potencial para cessação tabágica. A presente revisão procurou analisar a evidência publicada sobre esta abordagem no tratamento da dependência tabágica, tendo concluído pela existência de provas razoáveis da sua efectividade clínica. Apresentam-se e discutem-se os achados desta revisão sistemática, com contextualização prática.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons