Relação entre Variáveis QT e Geometria do Ventrículo Esquerdo em Atletas e Crianças Obesas

Autores

  • Şule Yıldırım Çanakkale Onsekiz Mart University, Faculty of Medicine
  • Fatih Köksal Binnetoğlu Department of Pediatric Cardiology. Faculty of Medicine. Çanakkale Onsekiz Mart University. Çanakkale.
  • Fatih Battal Department of Pediatrics. Faculty of Medicine. Çanakkale Onsekiz Mart University. Çanakkale.
  • Hakan Aylanç Department of Pediatrics. Faculty of Medicine. Çanakkale Onsekiz Mart University. Çanakkale.
  • Nazan Kaymaz Department of Pediatrics. Faculty of Medicine. Çanakkale Onsekiz Mart University. Çanakkale.
  • Mustafa Tekin Department of Pediatrics. Faculty of Medicine. Çanakkale Onsekiz Mart University. Çanakkale.
  • Naci Topaloğlu Department of Pediatrics. Faculty of Medicine. Çanakkale Onsekiz Mart University. Çanakkale.
  • Zuhal Aşık Department of Pediatrics. Faculty of Medicine. Çanakkale Onsekiz Mart University. Çanakkale.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.6538

Palavras-chave:

Atletas, Criança, Electrocardiografia, Hipertrofia Ventricular Esquerda, Sobrepeso.

Resumo

Introdução: O objetivo deste trabalho foi avaliar a relação entre variáveis QT e geometria do ventrículo esquerdo em atletas e crianças obesas.
Material e Métodos: Foram incluídos no estudo 209 crianças e adolescentes. Trinta e oito deles eram obesos, 140 foram atletas e 31 tinham peso normal. Crianças com antecedentes funcionais e estruturais de doenças cardiovasculares (adquiridas e congénitas), doenças sistémicas crónicas, hipertensão arterial, apneia do sono, doenças endocrinológicas foram excluídos. Todos os sujeitos rea-lizaram detalhados exames eletrocardiográficos e ecocardiográficos.
Resultados: A dispersão do QT foi significativamente maior em crianças obesas, jogadores de basquete, jogadores de futebol e nadadores, por comparação com o grupo controlo (p < 0,05, p < 0,001, < 0,001 e < 0,01, respetivamente). Os jogadores de basquetebol tiveram a maior dispersão do QT. O diâmetro ventricular esquerdo endosistólico (mm/m2) foi maior nos jogadores, nadadores, lutadores e jogadores de ténis por comparação com indivíduos obesos. A espessura do septo interventricular na diástole foi maior em nadadores por comparação com o grupo controlo (p < 0,001) e a espessura da parede posterior do ventrículo esquerdo foi significativamente maior nos jogadores e nadadores por comparação a indivíduos saudáveis (p < 0,01 e p < 0,001, respetivamente). A geometria do ventrículo esquerdo foi normal em 84 pacientes (47,1%), mas 34 pacientes (19,1%) tinham remodelação concêntrica, 20 (22,4%) apresentaram hipertrofia concêntrica e 40 (28,6%) apresentaram hipertrofia excêntrica. Não foi observada hipertrofia concêntrica e excêntrica em indivíduos obesos. A hipertrofia do ventrículo esquerdo era proeminente nos grupos dinâmico e combinado mas a diferença não foi estatisticamente significativa (p = 0,204). A dispersão do QT foi significativamente maior nos obesos e praticantes de desporto dinâmico e combinado em relação ao grupo controlo (p < 0,05, p < 0,001 e p < 0,001, respetivamente).
Discussão: Neste estudo determinámos que a dispersão do QT é elevada em tipos de desporto dinâmico e combinado, e em crianças obesas.
Conclusão: A dispersão do QT é prolongada em pacientes obesos e atletas que participam em desporto dinâmico e combinado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Şule Yıldırım, Çanakkale Onsekiz Mart University, Faculty of Medicine

Department of Pediatrics

Downloads

Publicado

2016-02-29

Como Citar

1.
Yıldırım Şule, Binnetoğlu FK, Battal F, Aylanç H, Kaymaz N, Tekin M, Topaloğlu N, Aşık Z. Relação entre Variáveis QT e Geometria do Ventrículo Esquerdo em Atletas e Crianças Obesas. Acta Med Port [Internet]. 29 de Fevereiro de 2016 [citado 18 de Julho de 2024];29(2):95-100. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/6538

Edição

Secção

Original