Qualidade de Vida Pós-Cirúrgica, Estado Psicológico e Perspetiva dos Doentes Relativamente à Miotomia de Heller no Tratamento da Acalásia
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.6758Palavras-chave:
Acalasia Esofágica, Ansiedade, Depressão, Laparoscopia, Procedimentos Cirúrgicos do Sistema Digestivo, Qualidade de vida.Resumo
Introdução: A interrupção da motilidade esofágica que caracteriza a acalásia provoca disfagia, dor, perda de peso e desnutrição. Portanto, estes doentes referem uma redução na qualidade de vida e apresentam estados emocionais negativos. Procedimentos cirúrgicos, como a miotomia de Heller, têm-se revelado eficazes, permitindo retornar a uma qualidade de vida melhor.
Material e Métodos: Foram incluídos no presente estudo 45 pacientes submetidos a miotomia de Heller. A avaliação pós-operatória foi realizada usando uma versão modificada do questionário de Qualidade de Vida Específico para a Acalasia. A qualidade de vida e a presença de sintomas psicológicos foram avaliados utilizando a versão portuguesa do Medical Outcomes Study SF-36 e a Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar.
Resultados: Um total de 31 doentes (69%) foi avaliado, média de idades de 53 anos (18). A disfagia foi o principal sintoma clínico. Uma clara melhoria da disfagia, regurgitação, dor e perda de peso foi evidenciada após a cirurgia (p < 0,001). O domínio da saúde mental do SF-36 apresentou um coeficiente de correlação de Pearson de -0,689 com HADS -D e de -0,557 com HADS-A (p < 0,001 e p = 0,002, respetivamente).
Conclusão: Este estudo demonstra que a miotomia de Heller se associa a uma boa qualidade de vida nos doentes com acalásia e reforça a ideia de que este é um procedimento seguro e eficaz.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons