Carcinoma Hepatocelular em Estádio Avançado com Metastização Múltipla e Trombose Vascular: Um Caso de Resposta Completa ao Sorafenib

Autores

  • Adélia Simão Serviço de Medicina Interna A. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Departamento de Medicina. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra.
  • Raquel Silva Serviço de Medicina Interna A. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Departamento de Medicina. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra.
  • Lurdes Correia Serviço de Medicina Interna A. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Departamento de Medicina. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra.
  • Filipe Caseiro Alves Departamento de Radiologia. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Departamento de Radiologia. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra.
  • Armando Carvalho Serviço de Medicina Interna A. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Departamento de Medicina. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra.
  • J. M. Nascimento Costa Serviço de Medicina Interna A. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Departamento de Medicina. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.6799

Palavras-chave:

Carcinoma Hepatocelular/quimioterapia, Indução de Remissão, Metástase Neoplásica, Sorafenib.

Resumo

O sorafenib, um inibidor de múltiplas cinases com propriedades antiangiogénicas e antiproliferativas foi aprovado para o tratamento de carcinoma hepatocelular em estádio avançado por induzir um prolongamento da sobrevivência global estatisticamente significativo, sendo a resposta completa rara. Relata-se o caso clínico de um homem de 60 anos com cirrose hepática classe A de Child-Pugh e performance status 0 e carcinoma hepatocelular em estádio avançado (com tumor primitivo medindo 17 X 8 cm, metastização intra-hepática difusa, pulmonar maciça e da suprarrenal esquerda e ainda trombose da veia cava inferior com extensão e projeção na câmara da aurícula direita), que apresentou resposta completa com sorafenib, avaliada pelos critérios mRECIST (modified Response Evaluation Criteria in Solid Tumors). Esta resposta mantem-se após três anos de tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-02-29

Como Citar

1.
Simão A, Silva R, Correia L, Alves FC, Carvalho A, Costa JMN. Carcinoma Hepatocelular em Estádio Avançado com Metastização Múltipla e Trombose Vascular: Um Caso de Resposta Completa ao Sorafenib. Acta Med Port [Internet]. 29 de Fevereiro de 2016 [citado 30 de Junho de 2024];29(2):139-42. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/6799

Edição

Secção

Caso Clínico