Embolização Arterial Seletiva no Tratamento de Volumoso Quisto Ósseo Aneurismático da Bacia
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.6803Palavras-chave:
Embolização Terapêutica, Ossos Pélvicos, Quistos Ósseos Aneurismáticos.Resumo
O quisto ósseo aneurismático corresponde a uma lesão tumoral benigna do aparelho locomotor em idade jovem, que pode adquirir um comportamento biológico agressivo. Estas lesões necessitam frequentemente tratamento cirúrgico através de curetagem e preenchimento com enxerto ósseo, no entanto, em lesões com maior agressividade está indicada a resseção tumoral em bloco. Lesões agressivas apresentam habitualmente grandes dimensões e por vezes são difíceis de abordar cirurgicamente pela localização e necessidade de reconstrução complexa. Neste contexto, a embolização arterial seletiva surge como possibilidade terapêutica adjuvante ou mesmo definitiva. Este trabalho relata um caso paradigmático da utilização da embolização arterial seletiva no tratamento de um volumoso quisto ósseo aneurismático de difícil abordagem cirúrgica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons