Hemorragia Maciça na Via Aérea Superior: Um Caso Raro de Fístula Aorto-Brônquica
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.6842Palavras-chave:
Doenças da Aorta, Fistula Brônquica, Hemoptise, Procedimentos Endovasculares.Resumo
A apresentação clínica de hemoptise e hematemese gera muitas vezes confusão. Nessas situações, a determinação da proveniência do sangue presente na via aérea superior pode tornar-se uma tarefa difícil. A fístula aorto-brônquica é uma entidade rara, mas tem sido descrita em doentes submetidos a cirurgia vascular da aorta torácica. A suspeita clínica é fundamental. Os autores apresentam o caso de um doente de 69 anos, sexo masculino, com o diagnóstico prévio de gastrite crónica que foi admitido por vómitos hemáticos. Após 24 horas na enfermaria, o doente apresentou um novo episódio de hemorragia maciça complicado com insuficiência respiratória. A tomografia computorizada do tórax mostrou um aneurisma da aorta torácica descendente e sinais de fístula aorto-brônquica que motivaram a realização de cirurgia endovascular urgente. Os sintomas iniciais da fístula aorto-brônquica são inespecíficos dificultando o diagnóstico, o que pode conduzir a um atraso na instituição do tratamento adequado. A realização de broncoscopia nestes casos é controversa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons