Análise da Revisão Cochrane: Vacina Contra Influenza para Prevenção de Doença Cardiovascular. Cochrane Database Syst Rev. 2015;5:CD005050.

Autores

  • Daniel Caldeira Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Unidade de Farmacologia Clínica. Instituto de Medicina Molecular. Lisboa. Portugal. Serviço de Cardiologia. Hospital Garcia de Orta. Almada. Portugal.
  • João Costa Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Unidade de Farmacologia Clínica. Instituto de Medicina Molecular. Lisboa. Portugal. Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana. Lisboa. Portugal.
  • António Vaz-Carneiro Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.6846

Palavras-chave:

Doenças Cardiovasculares/prevenção e controlo, Revisões Sistemáticas, Vacinas contra Influenza.

Resumo

A infecção por vírus influenza está associada a um risco aumentado de eventos cardiovasculares. A revisão sistemática da Cochrane sobre este tema avaliou o potencial impacto da vacinação na prevenção primária ou secundária de eventos cardiovasculares. A análise agregada de quatro ensaios clínicos controlados e aleatorizados, de moderada qualidade metodológica, com 1 682 doentes, mostrou uma redução de 55% no risco relativo de morte cardiovascular nos doentes com patologia coronária. No entanto, não se verificou a existência de evidência robusta para determinar o impacto da vacina na prevenção primária de eventos cardiovasculares. As orientações nacionais e internacionais para a vacinação contra o vírus Influenza em doentes com patologia coronária, são suportadas pelos dados desta revisão sistemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Daniel Caldeira, Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Unidade de Farmacologia Clínica. Instituto de Medicina Molecular. Lisboa. Portugal. Serviço de Cardiologia. Hospital Garcia de Orta. Almada. Portugal.

Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.2. Unidade de Farmacologia Clínica. Instituto de Medicina Molecular. Lisboa. Portugal.

João Costa, Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Unidade de Farmacologia Clínica. Instituto de Medicina Molecular. Lisboa. Portugal. Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro Colaborador Português da Rede Cochrane Iberoamericana. Lisboa. Portugal.

jpcosta@hospitaldaluz.pt

917532125

 

Downloads

Publicado

2015-07-27

Como Citar

1.
Caldeira D, Costa J, Vaz-Carneiro A. Análise da Revisão Cochrane: Vacina Contra Influenza para Prevenção de Doença Cardiovascular. Cochrane Database Syst Rev. 2015;5:CD005050. Acta Med Port [Internet]. 27 de Julho de 2015 [citado 30 de Junho de 2024];28(4):424-6. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/6846

Edição

Secção

Cochrane Corner