Análise da Revisão Cochrane: Vacina Contra Influenza para Prevenção de Doença Cardiovascular. Cochrane Database Syst Rev. 2015;5:CD005050.
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.6846Palavras-chave:
Doenças Cardiovasculares/prevenção e controlo, Revisões Sistemáticas, Vacinas contra Influenza.Resumo
A infecção por vírus influenza está associada a um risco aumentado de eventos cardiovasculares. A revisão sistemática da Cochrane sobre este tema avaliou o potencial impacto da vacinação na prevenção primária ou secundária de eventos cardiovasculares. A análise agregada de quatro ensaios clínicos controlados e aleatorizados, de moderada qualidade metodológica, com 1 682 doentes, mostrou uma redução de 55% no risco relativo de morte cardiovascular nos doentes com patologia coronária. No entanto, não se verificou a existência de evidência robusta para determinar o impacto da vacina na prevenção primária de eventos cardiovasculares. As orientações nacionais e internacionais para a vacinação contra o vírus Influenza em doentes com patologia coronária, são suportadas pelos dados desta revisão sistemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons